segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Montblanc lança caneta de €1,3 milhão em homenagem a Marco Polo

Montblanc High Artistry Homage to Marco Polo Limited Edition

Marco Polo, o comerciante nascido em 1254 passou 24 anos longe de sua Venice nativa em uma jornada épica em toda a Ásia. Viajando com seu pai e seu tio, o aventureiro destemido caminhou ao longo do que hoje é conhecido como a Rota da Seda para o distante Império Mongol, onde ele serviu na corte de Kublai Khan. Além de um explorador em busca de territórios desconhecidos, Marco Polo era um contador de histórias hábil e fascinante, registrando suas viagens sob o título de Il Milione (ou As Viagens de Marco Polo). A detalhada crônica introduziu os europeus à cultura e cartografia da Ásia Central e China e se tornou uma referência para muitos viajantes futuros, incluindo a grande Cristóvão Colombo e Américo Vespúcio. 

Montblanc presta homenagem a um dos exploradores mais importantes de todos os tempos com a High Artistry Homage to Marco Polo Limited Editions, celebrando uma vida de descobertas que continua a inspirar gerações de leitores e apaixonados por aventura. Através de um design elaborado e o fino artesanato, os detalhes das quatro edições da série trazem à vida a personalidade, realizações, e a inspiração do pioneiro que provou que as fronteiras mais distantes do mundo poderiam ser alcançadas.

Espelhando a extravagância e a riqueza da corte imperial mongol, a Homage a Marco Polo "Il Milione" Limited Edition 1 é uma exibição deslumbrante de virtuosismo na incrustação de gema em um dos instrumentos de escrita mais elaborados já criados pela Montblanc. O design tem como inspiração os anos que Marco Polo passou negociando pedras preciosas enquanto servia o grande Khan, o mais poderoso rei na terra naquele momento. As cores ricas e a forma estendida da tampa inspiram-se nas típicas telas dobráveis de ​​laca Coromandel feitas pelos melhores artesãos do Oriente. Quando removida, a tampa decorada com um pavée de rubis escuros e diamantes em tom conhaque, revela um corpo trabalhado com um mapa de diamantes inspirado nas viagens de Marco Polo. O clipe da caneta é moldado como o passe de ouro (Paiza) dado a ele por Kublai Khan, que garantia que ele tivesse passagem segura ao longo do reino expansivo de Khan. O anel tampa exibe várias criaturas do mundo selvagem e fantástico que ele experimentou, como disse em Il Milione.

Uma referência a uma de suas mais importantes ferramentas de navegação, uma bússola rosa é trabalhado no alto da tampa sob o emblema Montblanc, revelando-se graças a um mecanismo especial. Na outra extremidade do instrumento de escrita, o cone de ouro esqueletonizado é definido com um majestoso diamante 6,12ct. A pena de ouro maciço Au 750 em tom champanhe é uma representação da travessia de Marco Palo no deserto, tirada do mapa mais importante do período medieval: o Atlas Catalão.

De acordo com seus escritos em Il Milione, Marco Polo cruzou Bactria no Afeganistão, que abriga a mais antiga mina de lapis lazuli conhecida do mundo. Uma das primeiras referências ao lápis-lazúli na literatura ocidental, a requintada pedra causou impressão sobre o explorador e sua beleza exótica é a inspiração por trás da Homage to Marco Polo “L’azzuro” Limited Edition 3. Com recursos de design semelhante ao da primeira edição, a tampa é definida em azul safira, revelando um corpo com o mapa do mundo trabalhado em pavê de diamantes, safiras azuis e rubis. O tema azul se estende para o cone do instrumento de escrita com uma safira azul. 

Em uma terceira variação na edição limitada, com a tampa estendida em Coromandel e pedras preciosas, o número da limitação Homage to Marco Polo "Great Khan" Limited Edition 9 refere-se aos nove portões de Dadu, a atual Beijing, onde Marco Polo e o grande Khan se encontraram pela primeira vez, quando ele chegou à China em 1266. Naquela época, Dadu era o centro político e econômico do Império Mongol e uma das maiores cidades do mundo, e as portas do Dadu simbolizavam o intercâmbio cultural e econômico entre o Ocidente e o Oriente. Para esta versão da edição limitada, o mapa do mundo sobre o corpo do instrumento de escrita combina a elaborada gravura a mão "Tremblage" incrustada de gemas com o ouro maciço Au750 delicadamente definido com rubis. A preciosa bola de rubi no interior do cone esqueletizado feito de ouro na cor champanhe representa o globo. Coroando a tampa da edição, o emblema Montblanc está definido com um pavê de diamantes.

Marco Polo viajou milhares de quilômetros em toda a Ásia, uma viagem que inspirou a Homage to Marco Polo Silk Road LE69. Com um número de limitação inspirado nos 69 anos de uma vida cheia de realizações, a forma da caneta-tinteiro evoca uma das florestas de bambu que Marco Polo descobriu durante sua passagem pelo sul do Tibete. Pela primeira vez na história, aço Damasco foi incorporado na tampa de um instrumento de escrita Montblanc, aproveitando a extensa experiência de processamento de metal da Maison. A escolha do metal é uma reminiscência da história misteriosa por trás do aço Damasco feita no Oriente Médio a partir do aço exportado da Índia, como destaca a fascinante história de "Il Milione". Contrastando com o aço Damasco, o corpo é trabalhado a partir do precioso pau-rosa, o requintado material usado pelos chineses antigos para criar as mais fascinantes peças de mobiliário de jacarandá. As barras de ouro no lado da tampa representam a viagem de Marco Polo, como está escrito no seu livro: 28 paradas de Veneza a Quanzhou, 10 paragens de volta para Veneza. A pedra Lapis lazuli de azul profundo no cone simboliza o globo. O design especial de um camelo no deserto gravado na pena de ouro champagne Au750 também evoca o Atlas Catalão.

Mais de sete séculos depois da morte do grande Marco Polo, as aventuras e descobertas registradas nas páginas do "Il Milione" revivem nos detalhes delicados de uma Edição Limitada Montblanc. A história de um homem que construiu a ponte entre os hemisférios e os continentes é celebrada, reunindo o artesanato mais refinado e os materiais mais preciosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com