quarta-feira, 8 de junho de 2016

Celebrando 25 Anos do “Montblanc de la Culture Arts Patronage Award” no Brasil

 Em seu 25º aniversário, o prestigiado prêmio  de arte e cultura estreia no Brasil. Laís Bodansky & Luiz Bolognesi são os vencedores


O Teatro Renaissance de São Paulo foi o palco escolhido pela Montblanc para celebrar o 25º aniversário do “Montblanc de la Culture Arts Patronage”, uma premiação visionária que tem reconhecido o trabalho e as contribuições dos patronos das artes atuais desde 1992. Entregue pela primeira vez no Brasil, Laís Bodansky & Luiz Bolognesi, consagrados cineastas e roteiristas, foram premiados pela criação do Cine Mambembe, projeto itinerante que tem tornado o cinema mais acessível a plateias de todo o país. Iniciado em 1996 no alto de um utilitário Saveiro equipado com um projetor de 16 mm, uma tela desmontável, um gerador de baixa potência e 12 curtas-metragens, este cinema único viaja pelos subúrbios e periferias, de cidade em cidade, exibindo filmes gratuitamente para novas plateias.

A educadora Patrícia Rousseaux e o diretor do Teatro São Pedro Paulo Esper, membros do júri internacional da edição 2016 do Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage, uniram-se ao Manager Director da Montblanc Brasil, Alain dos Santos, para presentear os vencedores com a  “Patrono das Artes Peggy Guggenheim”, caneta-tinteiro de edição limitada inserida dentro do troféu e 15.000 Euros para serem doados a um projeto cultural a escolha de Laís Bodansky & Luiz Bolognesi.

Antes da cerimônia de premiação, os convidados participaram de um coquetel no átrio do teatro, onde puderam conhecer a “Patrono das Artes Edição 2016”, uma coleção limitada de instrumentos de escrita dedicados a Peggy Guggenheim, defensora das artes e uma das maiores colecionadoras de seu tempo, ao lado do cobiçado troféu.  Candelabros, lanternas, plantas e motivos Art Deco harmonizavam a decoração, deixando o ambiente ao mesmo tempo suave e aconchegante.

Na primeira edição brasileira do prêmio, o projeto Cine Mambembe, de Laís Bodansky & Luiz Bolognesi, concorreu com a Orquestra Filarmônica Bachiana e Bachiana Jovem, do maestro João Carlos Martins, e o Projeto Inhotim, de Bernardo Paz. O Embaixador da Montblanc no Brasil Rodrigo Santoro integrou o júri internacional que elegeu 16 projetos culturais e seus patronos em 16 países. Para ele, “foi um prazer conhecer projetos e patronos tão comprometidos em expandir as fronteiras da arte e da cultura na sociedade. Os projetos foram muito bem selecionados, em todos os países participantes”. 

O Manager Director da Montblanc no Brasil, Alain dos Santos, declarou: “É uma grande honra trazer este prestigiado prêmio para o Brasil e prestar homenagem aos patronos brasileiros das artes e da cultura com o “Montblanc de la Culture Arts Patronage”.  Este prêmio representa a contribuição da Montblanc tanto para lançar luz sobre iniciativas culturais tão importantes como para apoiar financeiramente a sua continuidade. Representa ainda o reconhecimento de pessoas que dispendem seu tempo, dinheiro e esforços para promover a arte e a cultura nos dias atuais, tornando-as mais acessíveis a um público mais amplo”.

Laís Bodansky afirmou: “Ficamos tocados por terem notado a complexidade e importância de um projeto que nasceu tão pequeno e cresceu de forma robusta ao longo dos anos, saindo de nossas mãos e ganhando vida própria. Mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente com este projeto e muitos deles entraram para o mercado de trabalho audiovisual. Ter o trabalho de todos os envolvidos e beneficiados reconhecidos pelo Prêmio Montblanc é um coroamento de tanto esforço, que nem sempre é reconhecido e valorizado. É uma forma de nos dar consciência da importância de nossos atos e nos estimular a dar mais passos nesta direção”.

Laís Bodansky & Luiz Bolognesi agora integram a prestigiada lista de patronos das artes atuais que foram reconhecidos, entre eles HSH Príncipe de Gales, Rainha Sofia da Espanha,  Robert Wilson, Quincy Jones, Renzo Piano e  Yoko Ono. As cerimônias de celebração do 25º aniversário do Prêmio “Montblanc de la Culture Arts Patronage” seguirá sua agenda de premiações nos próximos meses, homenageando Patronos das Artes na Alemanha, China, Colômbia, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hong Kong, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Suíça. 

Sobre Montblanc
Guiada pelo espírito pioneiro desde 1906, Montblanc revolucionou a cultura da escrita com inovações surpreendentes. Hoje, a Maison continua a expandir os limites e evoluir a expressão de um bom artesanato em cada uma das suas categorias de produtos: o auge de instrumentos de escrita de luxo, relógios, artigos de couro, acessórios, perfumes e óculos. Em cada inovação, Montblanc oferece novas funcionalidades e design avançado imbuídos do património de sofisticação da Maison e criados para os mais altos padrões por meio das habilidades de seus artesãos em cada uma das suas manufaturas. Refletindo a sua missão atual de inspirar o mundo com refinados companheiros da vida nascidos a partir de ideias pioneiras, o icônico emblema Montblanc tornou-se o selo final de desempenho, inovação, qualidade e expressão de estilo. Com suas origens profundamente enraizadas na cultura da escrita, Montblanc criou um padrão internacional de compromisso cultural, com a criação de iniciativas de amplo alcance para promover as artes ea cultura em muitas formas, ao mesmo tempo em que rende tributo aos modernos patronos que apoiam o avanço das artes nos dias atuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com