sexta-feira, 25 de março de 2016

O que você não sabe (e deveria saber) sobre ter um negócio de moda



Texto curto e super importante para quem trabalha ou pretende trabalhar com moda. Direto do site  Moda e Negócios para vocês. 

Nem só de glamour e festas badaladas a moda vive. Por trás das coxias, muito trabalho e suor para que aquelas roupas maravilhosas cheguem até as araras. Hoje vamos contar as verdades secretas do mercado, ou seja, aquilo o que você precisa saber antes de iniciar seu próprio negócio de moda:


#1 Você vai precisar de mais dinheiro do que imagina

Caixa, dinheiro, money. Ele é essencial para o seu negócio crescer e se desenvolver, e você vai precisar dele muito mais do que imaginou no começo do seu negócio. Ainda que ele não seja a garantia de sucesso para sua empresa, sem ele fica MUITO mais difícil dar certo.

#2 Ter um negócio de moda vai exigir 100% do seu comprometimento

24 horas por dia e 7 dias por semana. Essa será sua jornada de trabalho se você decidir ter um negócio de moda. Você basicamente vai viver pensando em negócio (acredite, isso é possível!). Mas não pense que as coisas vão ficar mais fáceis com o tempo: suas preocupações tendem a aumentar conforme sua equipe for crescendo e você não vai pensar só na empresa, mas também vai começar a se preocupar com as pessoas que estão no seu time. E isso não é ensinado em nenhuma faculdade de moda.

#3 Para construir uma marca de sucesso, é necessário muito tempo

Já falamos aqui que marcas que não são construídas do dia para a noite. É um trabalho árduo, exigente e constante. Grandes marcas levaram anos para serem reconhecidas.

#4 Criar/desenhar é só 10% do seu trabalho

Quando você tem um negócio de moda, sua principal ocupação é ser empresário – ser designer é apenas uma pequena parte. 90% do seu dia-a-dia vai ser repleto de coisas não-criativas, até mesmo burocráticas. Você vai fazer mais coisas que NÃO gosta do que coisas que gosta, por isso se o seu sonho é viver de criar e desenhar, então ter um negócio próprio não é para você. Procure trabalhar em algum lugar que te possibilite isso enquanto outras pessoas gerenciam a empresa.

#5 O segredo do sucesso é autodisciplina

Você não vai ter chefes que te cobram prazos e nem professores que lembram as tarefas que você tem que entregar. Ninguém vai te acordar pela manhã e te dizer o que tem que ser feito, muito menos garantir que você durma o suficiente pela noite. É tudo com você e só depende de você. A disciplina para iniciar e gerenciar um negócio deve vir de dentro de você, da sua motivação e paixão pelo que faz.

#6 É preciso ser forte e confiante nos seus objetivos

O mercado de moda é extremamente competitivo e sinais de fraqueza não são bem vistos. Você precisa ter uma postura firme e assertiva, até mesmo quando estiver falando com seus clientes, pois eles esperam isso de você – afinal se você não confia no seu negócio, quem vai confiar?

#7 Ser empreendedor é uma experiência muito solitária

Você vai ser convidado para festas, planejar eventos e grandes lançamentos. Mas no fim do dia, você tem que se auto gerenciar antes mesmo de gerenciar sua empresa e isso pode ser muito solitário. É você quem faz os julgamentos e toma as decisões, portanto erros e acertos, em geral, são responsabilidade sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com