terça-feira, 5 de janeiro de 2016

#Ubershoes: Sapatos de salto alto foram criados originalmente para homens

Luís XIV posa com saltos | Reprodução da internet

Super bacana a matéria do Fernando Moreira no site do O GLOBO falando que o salto alto foi feito para os homens. Texto curto, fácil de ler e bem interessante que eu decidi dar um CtrlC + CtrlV para compartilhar essa leitura com vocês.  

A maior parte das mulheres tem verdadeiro fascínio por sapatos de salto alto. São estilos e formas variadas que encantam o público feminino em todos os cantos do planeta.

Mas você sabia que esse tipo de calçado foi criado originalmente para os homens?

É o que conta uma exposição no Bata Shoe Museum, em Toronto (Canadá). Os primeiros sapatos de salto alto foram criados para cavaleiros persas, a fim de garantir uma melhor posição dos pés nos estribos durante as montadas.

Este era o calçado usado:


Sapato de salto alto usado por cavaleiros persas | Divulgação/Bata Shoe Museum


No fim do século XVI, a cultura persa se disseminou pela Europa. Nessa época, os saltos eram vistos coomo sinais de virilidade. Um século depois, os saltos altos eram bastante populares entre os membros das classes mais privilegiadas, como o rei francês Luís XIV.

Para criar distinção entre nobres e plebeus, o monarca francês decretou que apenas membros da sua corte tinha autorização para usar saltos vermelhos.

Por volta de 1630, muitas mulheres começaram a cortar o cabelo, fumar e usar salto alto para adotar um estilo de moda parecido com o dos homens.


Até o Iluminismo, sapatos de salto alto eram vistos como símbolos de poder para homens | Divulgação/Bata Shoe Museum

Em 1740, os sapatos de salto alto passaram a ser vistos como "ridículos" e os homens deixaram de usá-los.

Talvez isso explique por que tantos homens têm fetiches por mulheres com saltões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com