quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Footwear: A história por trás do Air Force 1 Ultra Flyknit

 Após 34 anos do lançamento original e 2.000 edições diferentes, o Air Force 1 começa um novo capítulo.


O AIR FORCE 1 MAIS LEVE DE TODOS

Passados 34 anos do lançamento do modelo original e 2 mil edições diferentes, o Air Force 1 continua sendo uma das silhuetas mais inconfundíveis da Nike. O tênis se transformou num ícone cujas raízes estão intimamente ligadas ao basquete, e cujo visual ganhou status de lenda na cultura do streetwear. Com seu design icônico, ele representa uma ótima oportunidade para reimaginar novas visões de um clássico.

Foi assim que os designers da Nike se desafiaram: transportar esse ícone para o futuro sem perder de vista a história, o uso e o simbolismo do modelo. A ideia era unir a silhueta original ao Flyknit – material leve e ventilado. O processo, porém, não foi necessariamente intuitivo.


Tudo começou com passeios de até 12 horas dos designers da Nike Sportswear, pelas ruas de Paris, durante o verão. Depois dessas rodadas de inspiração, eles concluíram que seria possível tornar o tênis mais leve e flexível – aprimorando o caimento e reduzindo as dobras e rugas do material na região dos dedos.

Os designers sabiam que seria necessário encontrar uma solução capaz de preservar a essência do Air Force 1 original. Jonathan Johnson Griffin, Diretor de Design da Nike Footwear, colocou mãos à obra: colou um cabedal de flyknit cinza escuro em um protótipo da sola do Air Force 1, criado em impressora 3D. Depois usou uma canetinha preta para colorir o Swoosh e a sola.




Esse modelo Frankenstein, criado por Griffin, mostrou-se imediatamente certeiro: ele preservava a integridade do calçado tradicional e acrescentava o conforto do Nike Roshe One. A equipe de design criou então um "boneco" do tênis, usando material Flyknit multicolorido. E assim começou oficialmente o desenvolvimento do Air Force 1 mais leve de todos os tempos, numa colaboração entre engenheiros de calçados, desenvolvedores, engenheiros de lastro, programadores Flyknit, designers especializados em 3D e gerentes de linha de produto.

Desde o início a equipe insistiu em manter os círculos concêntricos presente na sola do original, bem como a palavra Air. Nas letras, eles optaram por não utilizar o alto-relevo; decidiram usar injeção de borracha, e não de poliuretano, para que o tênis ficasse mais leve. O grupo também foi categórico na escolha de manter as 52 estrelas na área que reveste a região dos dedos.


Ao aplicar o material Flyknit, a equipe projetou as estruturas e texturas exatas para manter o formato do Air Force 1 original. Eles não abriram mão de preservar o antigo visual da biqueira, do cabedal e da faixa na parte dianteira do calçado, bem como dos furos para ventilação na região dos dedos. Para tanto, eles programaram fios mais grossos e firmes na ponta elevada, e palmilha com ondulações. O resultado não é apenas o Air Force 1 mais leve de toda a história do modelo, – com aproximadamente metade do peso do original – mas também o primeiro tênis Flyknit a trazer um Swoosh feito de couro.

O Air Force 1 Ultra Flyknit já está disponível na Nike.com/Techbook, e pode ser encontrado em Nike.com a partir de 28 de janeiro e em lojas selecionadas a partir de 04 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com