terça-feira, 10 de novembro de 2015

Exposição "Desde muito antes" abre quarta, na Gustavo Rebello Arte, com dupla homenagem a Ferreira Gullar


Ferreira Gullar recebe dupla homenagem, nesta quarta-feira, na Gustavo Rebello Arte, com o lançamento de uma antologia crítica de textos sobre arte, escritos para o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, de 1956 a 1961, e a abertura da exposição "Desde Muito Antes", que reúne artistas citados nestes textos, como Aluísio Carvão, Ivan Serpa, João José Costa, Amilcar de Castro e Lygia Pape, dentre outros. 

Resultado de ampla e cuidadosa pesquisa realizada no Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil, por Renato Rodrigues da Silva e Bruno Melo Monteiro, a antologia reúne mais de 100 contribuições de Gullar para a reflexão crítica acerca de um dos períodos mais significativos da arte brasileira do século XX. 

Madrid, Ivan Serpa
O conjunto de artigos vai além do engajamento do autor nas questões que tanto consolidaram quanto opuseram o concretismo e o neoconcretismo no decorrer dos anos 1950. Há não apenas diversas resenhas de exposições individuais e coletivas visitadas por ele, entre as quais a Bienal de São Paulo e o Salão Moderno, como também importantes considerações sobre a arte moderna, o tachismo, o meio de arte no Brasil e as relações entre arte, técnica e ciência.
Do círculo ao quadrado, Ubi Bava
A iniciativa de organizar para o lançamento do livro uma exposição abarcando o mesmo período dos textos de Ferreira Gullar, composta de obras de colecionadores privados e, sobretudo, do acervo da Gustavo Rebello Arte, tem como principal objetivo oferecer aos visitantes um panorama sucinto do contexto da produção artística sobre a qual eles foram escritos.

Entre as obras expostas na galeria Gustavo Rebello Arte, destacam-se "amarelobranco" (1959), óleo sobre tela de Aluisio Carvão, reproduzido ao lado do texto "Pintura brasileira agora", publicado no dia 26 de setembro de 1959; o óleo sobre tela "Ideia desde muito antes" (1956/1995), de João José Costa, tema da capa do livro, e uma escultura de Amilcar de Castro, de 1959, e um conjunto de seis xilogravuras de Lygia Pape, ambos pertencentes, primeiramente, a Mário Pedrosa.

Serviço
Exposição: Desde Muito Antes
Abertura para convidados: 11 de novembro, das 18h às 22h
Período:  12 de novembro até 18 de dezembro 
De Segunda a Sexta-Feira, das 12h às 20h. 

Gustavo Rebello Arte 
Av. Atlântica 1702, Loja 8
(21) 2548-6163

http://www.gustavorebelloarte.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com