segunda-feira, 20 de julho de 2015

NIKE CONVIDA DOIS ARTISTAS PARA ILUSTRAR CONCEITO ANATÔMICO DO AIR MAX 95


Para comemorar o 20º aniversário do Air Max 95, e explicar de forma criativa a inspiração por trás da criação do calçado, a Nike convidou os artistas Andy Van Dinh e Katie Scott para ilustrar tanto a silhuetaoriginal, quanto as mais novas versões do modelo, recém-lançadas esta semana. 


O objetivo era desenhar os calçados como se eles fossem feitos de carne e osso, seguindo o conceito criativo adotado por Sergio Lozano na década de 90, que se inspirou na anatomia do corpo humano para criar o Air Max 95. Não à toa, foram escolhidos pela Nike dois artistas conhecidos por seus trabalhos baseados na anatomia humana, e, portanto, capazes de traduzir de forma visual a ideia que inspirou o designer da Nike a criar um dos tênis mais populares do mundo.

Andy Van Dinh desenhou o Air Max 95 original e Ultra Jacquard, enqaunto Katie Scott trabalhou no Air Max 95 Ultra, o modelo feminino. Há pouco tempo atrás, os dois se encontraram para refletir sobre o projeto, compartilhar seus sentimentos sobre o tênis, e falar o que mais os cativava no corpo humano.

QUANDO VOCÊS PERCEBERAM QUE A ARTE ERA A SUA VOCAÇÃO?

Andy Van Dinh - Eu sempre gostei de desenhar e fazer as coisas, mas eu não tinha conhecimento que isso poderia ser uma opção de carreira. Eu acabei estudando biologia e matemática durante os meus primeiros anos de faculdade. O plano original era ser médico, mas eu odiei medicina. Felizmente, eu escolhi uma aula de desenho como matéria optativa e, após a primeira aula, decidi mudar de curso. Foi quando eu comecei a levar a arte a sério e me dei conta de que queria fazer isso para sempre.


Katie Scott - Quando criança sentia muita vontade de desenhar, e tive sorte o suficiente em manter esse desejo depois de adulta. Na escola você só pode realmente estudar Arte e Design Gráfico. Gosto de ambos, mas não era exatamente o que eu queria. Quando descobri o mundo da ilustração especificamente, eu finalmente me encontrei e soube que essa era a carreira que eu queria seguir.

ANATOMIA HUMANA DESEMPENHA UM GRANDE PAPEL EM SUAS ILUSTRAÇÕES, O QUE ATRAI VOCÊS NESTE ASSUNTO?
Andy Van Dinh em seu estúdio


Andy Van Dinh - Ao isolar cada órgão, eu posso usar algo pequeno para representar uma ideia mais ampla. Cada órgão refere-se à totalidade do corpo, à natureza humana, ou a uma narrativa específica. É uma forma de dissecar e analisar o exterior por meio do interior. Ironicamente, eu personifico estes órgãos e transformo o interior no exterior, a fim de encontrar algo mais profundo por dentro. Eles são remanescentes de uma visão mais geral da humanidade.


Katie Scott - Eu amo o detalhe, a simetria e a estrutura da anatomia. Também sou interessada na história do estudo anatômico e as voltas e reviravoltas em nossa compreensão do corpo. Sou fascinada pelas teorias imaginativas da Antiguidade, onde o corpo era cheio de bile e água, e os órgãos moviam-se livremente pelo torso. Muito do meu trabalho anatômico é baseado nesta visão fantástica do início da ciência. 

QUAIS SÃO AS SUAS MAIORES FONTES DE INSPIRAÇÃO?


Andy Van Dinh - Normalmente, as minhas ideias surgem quando estou meio sonolento, enquanto meus pensamentos são meio delirantes e incoerentes. Eu procuro experimentar e trabalhar com ideias ambíguas até que elas façam sentido para mim. Grande parte da minha inspiração vem do processo de realmente fazer as coisas, descobrindo-as enquanto trabalho, e entendendo como cada parte interage com a outra.


Katie Scott - Eu me inspiro no trabalho de alguns outros artistas como Ernst Haeckel, Cornelius de Witt, e Albertus Seba. Cada um deles tem formas muito diferentes e belas de capturar a natureza. Fora isso, eu diria que a botânica tem um forte poder sobre mim. Eu sempre me surpreendo pelo reino vegetal.

PARA ESTE PROJETO, VOCÊS FORAM CONVIDADOS A REINTERPRETAR O AIR MAX 95, COMO SE ELE FOSSE FEITO DE CARNE E OSSO. QUAIS FORAM SEUS PENSAMENTOS INICIAIS?


Andy Van Dinh - Eu queria que o espectador compreendesse as camadas do tênis e as referências das partes do corpo. Eu também queria demonstrar como Sergio Lozano dissecou a anatomia humana para encontrar as texturas e as formas do tênis. No geral, eu pensei na ilustração como uma colagem coesa de partes do corpo, com cada camada sobrepondo-se e revelando o que está por baixo. Meus primeiro pensamento foi que eu não queria decepcionar o designer original, já que eu estava reinterpretando o trabalho de outra pessoa. 
Katie Scott em seu estúdio


Katie Scott - Eu fiquei tão feliz em receber um briefing que parecia que eu mesma tinha escrito. Esse é exatamente o tipo de projeto e assunto que me interessa. Eu amei aprender sobre o design de calçados também.


O Nike Sportswear Air Max 95 Ultra Jacquard e o Air Max 95 Ultra feminino estão disponíveis no nike.com, e em lojas selecionadas da Nike Sportswear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com