sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Moda masculina: 8 tendências para o Inverno 2016

Acabei de ver uma pesquisa super bacana sobre tendência de moda masculina para o inverno 2016 e há vários microtemas que aparecem nas passarelas de Paris, Milão e Londres. 

O primeiro tema é o UTILITÁRIO que será dividido em três segmentos:

 
Maharishi e Christopher Raeburn
 
1 Utilitário Esportivo - A esportividade é um ponto fundamental para a moda masculina. Nesta estação, grande parte das referências consegue criar uma harmoniosa mescla entre sportswear e activewear com detalhes utilitários, como os matelassês, e materiais funcionais, como nylon e lona. A silhueta está focada no conforto, portanto, moderadamente ampla, com determinados ajustes apenas em punhos, barras ou golas. O grande diferencial é a fuga de shapes caricatos e, nesta temporada, o estilo Utilitário Esportivo tem forte influência urbana, com peças mais neutras.

 Jil Sander e  Neil Barrett
 
2 Utilitário urbano - O espírito das cidades influencia o modo de se vestir dos homens. Peças e detalhes utilitários perdem a exclusividade do cenário outdoor e acompanham o lifestyle masculino também nos ambientes urbanos. Existe uma forte preocupação no equilíbrio entre estéticas minimalistas e discretamente futuristas, características materializadas em matérias-primas, recortes e aviamentos. Este estilo traz um tom renovado e limpo, em adequação com um perfil de consumidor mais jovem. 

 Y/Project e 3.1 Phillip Lim

3 Utilitário Modernista - O visual utilitário deixa de ser exclusivamente pensado para o cenário outdoor e ganha referências urbanas em Paris. A estética modernista brinca com as formas, tamanhos de peças e recortes, ao mesmo tempo em que este vestuário assimila uma certa praticidade no uso. As peças priorizam a monocromia, uma vez que estão focadas na neutralidade tradicional masculina.

Hardy Amies e Margaret Howell
 
O 2º tema é o Teddy Boy - A presença do estilo Teddy Boy retoma a elegância inglesa, mas de uma forma completamente atualizada, trazendo uma orientação clássica para o vestuário masculino. Este direcionamento propõe uma silhueta mais alinhada e, normalmente, composta por peças do costume. Algumas alterações de comprimentos, como encurtamentos de mangas e calças, podem surgir como materialização da inspiração.
 
 Richard James e Topman Design 

O 3º tema é o exagerado homem dos Anos 1970 - Este estilo traz fortes referências da moda masculina dos anos 1970, principalmente, referenciando um visual mais rústico e artesanal. O clima Woodstock influencia aviamentos, recortes e outros detalhes. As silhuetas propostas, neste estilo, apresentam calças com cinturas mais altas, e os casacos podem ser mais pesados, principalmente, devido aos materiais brutos como o couro.

Tiger of Sweden e Burberry Prorsum

 O 4º tema é o Modernismo Urbano -  Este estilo ressalta shapes e recortes com linhas modernistas influenciadas por um tom minimalista. Isso representa um enfoque em peças reformuladas com relação à sua modelagem. Para a alfaiataria, existe um forte inspiração no movimento Mod, formado por jovens ingleses que incorporavam suas preferências e gostos musicais no seu jeito de vestir.

 Salvatore Ferragamo e Costume National

O 5º tema é a Rusticidade e Boemia - Uma atmosfera mais romântica é aplicada neste estilo masculino. Referências de materiais mais rústicos e naturais como os pelos e lãs constroem peças que misturam tradicionalidade e despojamento. Este é um equilíbrio bastante interessante, uma vez que consegue atender algumas especificidades estéticas como a moda underground, grunge e flower power setentista, por exemplo, mas de uma forma bastante específica, com um investimento nos visuais sóbrios e na neutralidade. O espírito boêmio aparece através de estamparias clássicas, mas aplicadas de forma sutil, com um certo tratamento esmaecido. A silhueta traz cortes retos e fits regulares para as modelagens das peças.

John Varvatos e Ermenegildo Zegna

O 6º tema são os Anos 1940 - A década de 1940 entra como direcionamento estético, influenciando as alterações nas estruturas de modelagem e nos tons neutros. Este agrupamento possui uma estética vintage, com toques de atualização obtidos através da tecnologia aplicada (no vestuário surge de forma sutil, como a tecnologia têxti e processos de estamparia). A silhueta é modificada, principalmente, através da retomada dos blazeres alongados, inspirados nos ternos zoots, originais da década em questão. O cenário noir também está presente, direcionando as escolhas de cores e gamas de combinações.

Walter Van Beirendonck e Haider Ackermann

O 7º tema é a Boemia Cool -  Este agrupamento traz um estilo de peças com um tom mais despojado, no entanto, percebe-se uma “despreocupação” intencional. O ar vintage influencia trazendo cortes setentistas para as modelagens, enquanto a gama de cores aceita tonalidades mais claras. Neste estilo, também estão agrupadas as peças com inspiração naturalista, com alguns aspectos artesanais.

Comme des Garçons e 3.1 Phillip Lim

  Thom Browne e Christophe Lemaire

E por fim o 8º tema - que eu amo - a Alfaiataria Dark - A alfaiataria mais clássica ganha versões mais sombrias. As peças são mais fechadas, com golas altas, dotadas de uma notável sobriedade. Algumas características do estilo noir também são aplicadas, portanto, podem ser vistos alguns detalhes inspirados na década de 1950.

Para quem cria moda masculina este pequeno resumo pode ajudar no direcionamento para a criação do inverno 2016 e para nós consumidores serve para que a gente já comece a ficar antenado e invista em peças que vão servir para esse inverno (2015) e continuar com tudo no de 2016. 

Übermood! 

Fábio Monnerat

Fonte: UseFashion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com