domingo, 4 de janeiro de 2015

Grooming: Barba grande, como cuidar?

The Big Chill - Photographer Leigh Keily and stylist David Bartlett teamed up to capture this editorial for the December 2014 issue of Jón magazine.

Ter a barba grande pode até parecer que é fácil e que é só deixar, mas só parece. Para ser um barbudo ou um lumbersexual (o novo termo para falar sobre os homens de barba que mais se parecem com lenhadores deluxe - o mercado adora esses termos).

Eu uso a barba grande já faz uns 3 anos e meio e nesse tempo aprendi muito entre erros e acertos cheguei a minha fórmula básica que pode ajudar quem tem a barba grande ou deseja ser um lumberjack.

Pra começar a barba não pode crescer de forma desordenada, aparar a barba é condição necessária pra você que gosta de cultivá-la mas não deseja ficar parecido com um Matusalém. É preciso prestar atenção às laterais do rosto, ao contorno do pescoço e ao comprimento geral da barba. O bigode também deve ser aparado periodicamente na linha do lábio superior. É preciso ter coordenação motora e um olhar apurado para obter regularidade entre os lados do rosto. Use uma tesoura específica para aparar a barba ou uma máquina de aparar pelos (ela é menor que a de cabelo), e se não sabe fazê-lo, visite um profissional e veja como ele faz para você tentar fazer em casa depois. Nunca apare a barba com ela molhada, pois ela encurta quando seca, podendo ficar bem diferente das suas intenções iniciais. O limite inferior da barba deve ser determinado pelo “pomo-de-adão”. A barba deve estar um dedo acima dele, podendo eliminar com máquina ou gilete os fios que ficam abaixo dessa marca.

Quando for lavar o cabelo, lave também a barba com um sabonete neutro que serve para limpar a pele da oleosidade e, de vez em quando, condicionador, afinal ela não deixa de ser uma extensão do seu cabelo, exigindo cuidados. Você pode penteá-la depois para desembaraçar deixá-la “arrumadinha”. Eu ainda passo um óleo desses de cabelo umas 2 vezes por semana - meu preferido é o Elixir Ultime. Kérastase, mas serve qualquer óleo leve que não tenha que enxaguar.


Lembre-se! A barba não é um ser auto-sustentável e precisa de cuidados diários, mas tudo é bem simples e depois de algumas semanas você fica expert para ser um lambersexual deluxe!

Fábio Monnerat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com