segunda-feira, 19 de maio de 2014

Whey Protein – O suplemento para todos


Na minha primeira matéria, eu poderia iniciar falando sobre detox, suco verde e receitas saudáveis. Mas vou iniciar falando sobre o suplemento alimentar mais “famoso” utilizado no esporte, o WHEY PROTEIN, suplemento proteico a base de soro de leite. Hoje o uso de Whey Protein é difundido entre os praticantes de atividade física, principalmente, entre os praticantes de musculação, porém seu uso e suas indicações, segundo pesquisas recentes, é muito mais amplo, trazendo benefícios tanto para atletas, como pessoas ativas ou não, das mais diversas idades devido à ser uma fonte natural e segura de proteína de alto valor biológico que, com muita praticidade, pode ser uma alternativa para enriquecer a alimentação, muitas vezes carente da maioria das pessoas.

Garantir o aporte ideal de proteínas na dieta não é tarefa fácil, os alimentos proteicos são, em sua maioria, perecíveis e requerem refrigeração o que dificulta a sua disponibilidade no dia a dia corrido das pessoas, o que não acontece com os energéticos, os carboidratos, que praticamente “caem do céu”, em qualquer lugar encontramos biscoitos, barras de cereais, frutas etc. O suplemento proteico, de forma muito prática e segura, cumpre este papel. 

Os benefícios de uma dieta rica em proteínas de alto valor biológico, livre de gorduras, são amplos começando pelo ganho de massa muscular, resultando em um corpo mais definido e mais forte (atendendo aos objetivos estéticos e de performance da maioria das pessoas), passando pela garantia de um sistema imunológico mais saudável chegando ao objetivo de grande parte das pessoas: um corpo mais magro. 

Uma dieta equilibrada, adequada no seu aporte proteico, garantirá um controle mais efetivo do apetite, contribuindo para o emagrecimento. Contrariando o que a maioria das pessoas tem como hábito e as dietas tradicionais preconizam, o consumo de proteína associado aos alimentos energéticos é importante em todas as refeições, inclusive nas intermediárias. Chega de lanches somente a base de frutas ou barras de cereais! Isso se deve ao fato de que as proteínas em geral levam mais tempo para serem digeridas em comparação ao carboidrato, quando consumimos alimentos proteicos associados aos energéticos (carboidrato) a digestão em geral se torna mais lenta e a absorção da glicose proveniente do carboidrato se faz de forma gradual, evitando os temidos picos glicêmicos e as consequentes quedas da glicemia que normalmente acontecem quando se consome somente carboidratos em uma refeição. Queda glicêmica é sinal de fome e diminuição metabólica, o organismo se vê sem energia e passa a gastar muito menos, não consegue queimar gorduras e o pior, usa massa muscular como fonte de energia. 

CURIOSIDADE:
São necessários 229 litros de leite para produzir 1 kg de whey da mais baixa qualidade. Já o whey protein de melhor qualidade, mais puro, chega a necessitar de um volume de leite ate 10 vezes maior para produzir o mesmo 1 kg de whey.



Existem basicamente 3 tipos de whey protein presentes no mercado:

1)      WHEY PROTEIN CONCENTRADO (WPC): É uma proteína que passa por filtragens que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos à proteína do leite e os intolerantes à lactose.

2)      WHEY PROTEIN ISOLADO (WPI): Esse tipo de whey é praticamente livre de lactose (podendo ser utilizado por pessoas com intolerância a lactose), gordura e colesterol. O processo de filtração quebra da estrutura das proteínas. Esse tipo de Whey  é indicado principalmente no pós-treino imediato devido à sua rápida absorção e garantia do aporte imediato de aminoácidos estimulando a regeneração muscular.

3)      WHEY PROTEIN HIDROLIZADO (WPH): O whey protein hidrolisado é aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, a digestão e absorção se tornam ainda mais rápidas. É conhecido como whey protein pré-digerido. O whey  100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que tem intolerância a lactose e/ou alergia as proteínas de origem animal.

As indústrias de suplementos nutricionais têm pensado cada vez mais na praticidade e hoje o mercado apresenta varias versões de whey protein:

Whey Protein em Pó: é a apresentação mais conhecida e a mais utilizada atualmente. Vale ressaltar que já existem vários tamanhos e embalagens diferentes com rotulagem mais “clean” e menos agressiva, essa diversificação é proposital, visa desmistificar o uso de suplementos, atingindo entusiastas do esporte, mulheres e idosos.
 
Whey líquido (drinks): Whey já pronto para consumo na forma líquida, sendo bastante prático e fácil de ser acomodado e transportado.

Barras Proteicas: Barras que associam whey protein e carboidrato, são práticas e de fácil manuseio. As barras costumam ter gorduras e carboidratos em sua composição sendo assim uma proposta bastante interessante para um lanche intermediário prático e completo, não sendo indicado no pós-treino por ter uma digestão e absorção mais lenta.


WHEY PROTEIN E A ATIVIDADE FÍSICA:

Todo praticante de atividade física, principalmente os praticantes de musculação, durante o treinamento provocam micro-lesões nos tecidos musculares e logo após a sessão de treino estas fibras musculares começam a ser regeneradas. Para que o processo regenerativo possa ser iniciado, o organismo necessita de energia e proteínas, que serão os “tijolos” para reconstruir as fibras musculares. Quanto antes esta “matéria-prima” chegar ao músculo, mais eficiente será o processo de recuperação. 

Muitas pessoas preferem uma refeição completa contendo carboidrato, proteína e gordura logo após o exercício, do ponto de vista nutricional, uma refeição balanceada garantirá o aporte de todos os nutrientes necessários, porém, os nutrientes presentes na refeição passam pelo natural processo de digestão, relativamente lento, o que não é eficiente do ponto de vista regenerativo. Segundo os mais modernos estudos, quanto antes os nutrientes forem absorvidos no pós-treino imediato, maior indução à regeneração muscular naturalmente estimulada pela ação dos hormônios anabólicos conhecidos como fatores de crescimento. O uso de suplementos neste momento garantirá o aporte ideal de nutrientes, energia e proteína, no momento exato devido à rápida absorção dos mesmos, estimulando o processo regenerativo. 

Os suplementos proteicos de qualidade podem ser utilizados como complemento alimentar saudável para as mais diversas pessoas, pois são puros, livres de gorduras e de rápida digestão e absorção.

WHEY PROTEIN NA SAÚDE, AMPLIANDO OS BENEFÍCIOS DO USO DE WHEY PROTEIN
Hoje o Whey Protein não está mais associado somente ao esporte e definição muscular.  Nutricionistas e médicos estão prescrevendo cada vez mais o uso contínuo de Whey Protein, complementando a alimentação de crianças, adultos, idosos e, baseado em resultados de pesquisas científicas, como coadjuvante no tratamento de câncer e doenças imunossupressoras. Essa correlação do consumo de Whey Protein com a prevenção e tratamento do câncer e doenças imunossupressoras tem sido pesquisada extensivamente, pois o whey protein é muito rico no aminoácido cisteína, que é precursor da glutationa e a estimulação de glutationa é o principal mecanismo de modulação (aumento) da imunidade. Garantir o aporte de proteína da dieta é imprescindível para o crescimento saudável e principalmente, a manutenção da saúde e vigor físico na terceira idade e o whey protein já vem sendo usado como uma ferramenta para isso. A sua praticidade e ótima digestibilidade é uma alternativa eficiente para crianças e adolescentes inapetentes, com maus hábitos alimentares e para a população sênior que também por inapetência, agravados por problemas de mastigação e digestão característicos da idade, naturalmente deixam de consumir os alimentos proteicos convencionais.

Diante dos benefícios apresentados pelo suplemento alimentar whey protein, sabemos que não somente os entusiastas do esporte e os atletas profissionais podem tirar proveito do mesmo, também as gestantes, crianças, idosos e ate mesmo pacientes com determinadas patologias, mas salientamos novamente, sempre com o acompanhamento do profissional de saúde.

É o suplemento alimentar ampliando seus horizontes e se tornando parceiro das pessoas em busca de mais saúde, beleza e performance.

Nutricionista: Alisson Neri
CRN3: 41499


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com