terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Hair Stylist Erik Lasmar fala sobre os cuidados na hora de fazer uma escova progressiva


Sempre em meu salão sou questionado por minhas clientes sobre os perigos da escova progressiva com formol. Bom, existem vários tipos de escovas progressivas no mercado, escova gradativa, escova ecológica, escova 3d, escova semi definitiva, escova inteligente, entre outras.  São tantas que perdemos as contas, o que quero que fique claro é que dentre tantas progressivas que prometem milagres, devemos tomar um sério cuidado em relação ao tipo de produto que esta sendo utilizado. Escovas progressivas que utilizam formol, como principio ativo de alisamento, podem causar sérios riscos a saúde, causando danos a fibra capilar. E por isso que a Anvisa, proibiu o uso do formol no tratamento capilar sendo liberado apenas para a conservação do produto.

Formaldeido, conhecido como formol, e um composto orgânico que pertence ao grupo dos aldeidos. Tem a principal utilização a conservação de cadáveres e conservante de uso em muitos produtos químicos. Sendo liberada pela Anvisa para uso em cosméticos no limite máximo de 0,2%. No fio o formol quebra as pontes de hidrogênios que compõem o cabelo, seus danos ficam imperceptíveis pois cria uma camada vítrea por fora do fio, que impede a entrada de nutrientes. Com as lavagens essa camada vítrea é removida com muitos nutrientes do cabelo deixando exposto e totalmente fragilizado. Também deixa a da fibra capilar rígida, que com o passar do tempo se rompe.

O formol é altamente cancerígeno podendo causar queimaduras e queda do cabelo,irritação, coceira, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com vapor. Várias exposições podem causar também boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), podendo até levar a morte. A Anvisa informa que substancias que utilizam formol acima de 0,2% e irregular. A Anvisa somente libera produtos com o principio ativo para alisamento capilar que contenha Tioglicolato de amônio, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio e carbonato de Guanidina. 

Minha indicação é sempre utilizar produtos que tenha a liberação da Anvisa e de preferência a empresas de renome, evite a utilização de produtos irregulares que causa serio risco a saúde.

Para recuperar o cabelo danificado pelo uso do formol deve ser feitas hidratações regulares para retira a camada vítria e deixar os fios menos rígidos. O uso de shampoos e condicionadores pós escovas progressivas são de extrema importância pois são formulados para fazer a limpeza dos fios suavemente evitando maiores danos ao seu cabelo.
Erik Lasmar
Hair Stylist  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com