terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pamela Church-Gibson fala da influência das celebridades na moda

 
Acabei de ler essa matéria na Fashion Mag e achei bacana dividir com vocês.

Qual é o atual referencial estético do consumidor de moda? Pamela Church-Gibson, professora do London College of Fashion, não tem dúvidas: as celebridades sexies internacionais.

Responsável pela conferência de encerramento do 9º Colóquio de Moda, que ocorreu nesta quarta-feira 11 em Fortaleza, a pesquisadora falou sobre a “Moda na Era da Cultura das Celebridades: Desafios, Mudanças e um Alternative System”.

“Tenho uma amiga grega que me visitou em Londres e surpreendeu-se ao ver garotas como essas das fotos”, disse Pamela, ao exibir imagens de moças em roupas curtas e decotadas nas baladas da cidade. Para a pesquisadora, porém, não era surpresa, pois ela acredita que a maioria das jovens se inspiram principalmente no estilo ousado e sexy das celebridades. Um contraponto ao ideal sofisticado normalmente associado às personalidades da moda. 
 
À receita de juventude e sensualidade, as celebridades adicionam um ingrediente igualmente irresistível: marcas de luxo. Ainda que muitas vezes cheguem até a assinar coleções para lojas mais populares, a professora destaca, “toda celebridade usa muita marca de luxo, e todo mundo tem o desejo de usar marcas de luxo”, citando o exemplo de Kim Kardashian e Beyoncé.

Essas celebridades, contribuem para outro referencial de corpo, mais curvilíneo e bem diferente daquele da alta-moda tradicional. “É um ideal novo e muito mais poderoso”, reitera Pamela, que recentemente escreveu o livro “Fashion & Celebrity Culture”, sobre as relações entre moda, cultura das celebridades, mercado de luxo e a reconfiguração do "star system". “Hoje, as mulheres não querem estar nas revistas de moda, mas sim nas listas de mulheres mais sexies do mundo”, afirmou.
 
As empresas tradicionais de luxo não ignoram o fenômeno, mas não se rendem totalmente ao novo conceito. A pesquisadora citou dois exemplos, as campanhas da Chanel, com Keira Nnightley, e da Burberry, com Emma Watson. São celebridades que agregam juventude às marcas e atraem novos públicos, mas as imagens continuam exaltando um visual sofisticado e um corpo mais longilíneo. De acordo com ela, o lucro da Burberry cresceu vertiginosamente após ter a atriz de Harry Potter em suas peças publicitárias.
 
Pamela palestrou sobre esse cenário que mostra uma dicotomia entre personalidades da moda e celebridades sexies – ao ponto da editora da Vogue americana, Anna Wintour, não dividir fotos com Kim Kardashian em eventos. Ela lembrou que, para se firmar como fashion designer, Victoria Beckham precisou abandonar os resquícios visuais de sua carreira como “spice girl”. Além de trocar o estilo das roupas, teve de alterar o próprio corpo: emagreceu, retirou as próteses avantajadas de silicone e mudou o cabelo.
 
Por fim, Pamela disse à plateia, formada por muitos jovens estudantes de moda, que acreditava que muitos deles desejariam um dia ter suas peças usadas por celebridades e deixou o questionamento: “quem vocês querem vestir, as celebridades sexies ou as celebridades de moda?”
 
Colóquio de Moda

A palestra marcou o encerramento do 9º Colóquio de Moda, realizado de 8 a 11 de setembro, na Universidade Federal do Ceará (UFC). A programação contou ainda com minicursos, oficinas, grupos de trabalho e mesas redondas, que discutiram as relações entre moda e artesanato, padrões de beleza e o papel de acervos e museus, dentre outros temas. Entre os destaques, a palestra de Francesco Morace, que falou sobre "Comportamento Jovem Contemporâneo e a Educação”.

A próxima edição do Colóquio já está com data marcada: será de 30 de agosto a 3 de setembro de 2014, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). 


Fonte: Fashion Mag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com