sábado, 11 de fevereiro de 2012

Maria Bethânia é fashion, bebê!

 
 

 Imagens de Reprodução

 Maria Bethânia é uma das artistas mais completas do Brasil, quando digo artista é para deixar bem claro que sua arte vai além da música. Bethânia é cantora, atriz, poeta e o que mais ela quiser... 

Hoje achei umas fotos da cantora em editoriais das décadas de 60 e 70 e vi como a força e a figura de Bethânia são mais fortes que o conceito raso e único do que chamamos de "beleza"... Mas isso é um papo pra lá de filosófico e que não vem ao caso. Bethânia está além de conceitos que se esvaziam. Bethânia é atemporal.
 
As fotos são antigas, mas os looks são super atuais, podemos ver várias tendências como androgenia, étnico, alfaiataria, tropicalismo... Enfim, tem até o topetão que tempos depois a Amy Winehouse trouxe de volta a cena vemos em uma das fotos.

Para ilustrar essa matéria ainda achei um trecho da matéria “21 mulheres para o novo século” da Vogue Brasil nº 261 / Ano: 2000

“Verdade seja dita: Bethânia é uma pessoa tão marcante, mas tão marcante, que a sua personalidade já não é exclusividade dela mesma.Todo o mundo, em algum momento da vida, tem direito a ser Maria Bethânia. Direito não: necessidade. Digamos que você está vivendo um grande amor, desses em que as coisas se complicam não por falta, mas por excesso de emoções. Pra segurar uma onda dessas, só descendo uma Maria Bethânia. Você ajeita o longo e negro cabelo ondulado (mesmo que ele seja curto, loiro e liso), usa a voz mais grave, mais sincera (mesmo que a sinceridade, no caso, seja a de Maria Bethânia, não a sua), cita versos da forma mais sentida do mundo e pronto: tudo ganha uma dignidade nova. A passionalidade deixa de ser um empecilho. E o drama passa a ser bem-vindo."

Para fechar essa matéria/homenagem segue mais um trecho da Vogue: "Se você ainda não foi Maria Bethânia nesta vida, seja hoje mesmo. Faz bem pra alma.”

Fábio Monnerat

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, à altura da maravilhosa Bethânia! Abelha Rainha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      obrigado! Não sou genial com as palavras, mas tentei ao máximo ser leve e deixar bem claro o amor que tenho por Bethânia e sua arte. Uma figura incrível e mais que importante para a cultura brasileira.

      Beijos!

      Fábio Monnerat

      Excluir
  2. Bela matéria! Bethânia foi ousada na juventude, mas sempre classuda. Com a maturidade tornou-se inegavelmente elegante, sofisticada. Usa as cores básicas como branco e azul marinho, mas arrisca com diversas informações de moda. Usa os paletós, lenços, pantalonas e saias mais invejáveis, no melhor estilo "quero isso pra mim já"" Nunca entendi o motivo de não ter se tornado um ícone fashion. Para mim, sempre foi!

    ResponderExcluir