quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FINA ESTAMPA ensina como usar sobreposição no verão

Bata transparente é usada sobre regata branca por Patrícia (Adriana Birolli) na novela Fina Estampa  Foto: TV Globo/Divulgação 
Bata transparente é usada sobre regata branca por Patrícia (Adriana Birolli) na novela 'Fina Estampa'
Patrícia (Adriana Birolli), de Fina Estampa, veste camisa nude transparente sob colete azul: estilo jovem e despojado  Foto: Divulgação 
Patrícia (Adriana Birolli), de 'Fina Estampa', veste camisa nude transparente sob colete azul: estilo jovem e despojado.
Peças em crochê e transparência fazem parte do guarda-roupa de Patrícia (Adriana Birolli) em Fina Estampa  Foto: Divulgação 
Peças em crochê e transparência fazem parte do guarda-roupa de Patrícia (Adriana Birolli) em 'Fina Estampa'.
Para os dias quentes, sobreposições devem ser feitas com peças leves, como sugere a personagem Patrícia, que deixa top à mostra sob blusa branca transparente. Para completar, shorts de cintura alta  Foto: Divulgação 
Para os dias quentes, sobreposições devem ser feitas com peças leves, como sugere a personagem Patrícia, que deixa top à mostra sob blusa branca transparente. Para completar, shorts de cintura alta... Mas só use essa combinação se você tiver no máximo 25 anos e com o corpo em dia.
Tecidos com tramas abertas como essa blusa ficam ótimos com shorts e tops, como da personagem Patrícia (Adriana Birolli)   Foto: TV Globo/João Cotta/Divulgação 
Tecidos com tramas abertas como essa blusa ficam ótimos com shorts e tops, como da personagem Patrícia (Adriana Birolli).
Além de proteger de temperaturas mais fresquinhas, o casaqueto usado por Vanessa (Milena Toscano) dá um charme a mais ao vestido curto e leve  Foto: TV Globo/João Miguel Júnior/Divulgação 
Além de proteger de temperaturas mais fresquinhas, o casaqueto usado por Vanessa (Milena Toscano) dá um charme a mais ao vestido curto e leve.
Esther (Julia Lemmertz) usa body justo ao corpo em tecido sintético e, por cima, casaqueto com volume sob as mangas  Foto: TV Globo/Estevam Avellar/Divulgação 
Esther (Julia Lemmertz) usa body justo ao corpo em tecido sintético e, por cima, casaqueto com volume sob as mangas.
O estilo romântico de Amália (Sophie Charlotte) ganha a companhia de delicado boleto sobre delicado vestido estampado  Foto: TV Globo/João Miguel Júnior/Divulgação 
O estilo romântico de Amália (Sophie Charlotte) ganha a companhia de delicado boleto sobre delicado vestido estampado.
 
Elas são usadas preferencialmente no inverno, mas as novelas provam que roupas leves ganham sobreposições charmosas e ideais para serem usadas nos dias mais quentes também. A "rainha" do estilo atualmente é Patrícia, vivida por Adriana Birolli, em Fina Estampa (Globo). "Eu gostaria de ter todo o guarda-roupa de Patrícia. Adoro o estilo dela", disse Adriana sobre sua personagem. Tramas abertas, rendas e tecidos transparentes compõem o figurino da personagem.

Outros exemplos também aparecem nos capítulos do folhetim de Aguinaldo Silva. Vanessa (Milena Toscano) surge com algumas peças sobre outras, além de Amália (Sophie Charlotte), que tem um estilo mais romântico, com flores e tecidos naturais.
 
"A sobreposição de peças e acessórios é um ótimo artifício para dar diferenciação do look. A combinação dos itens é sempre algo único, que transmite bastante informação de moda e afirmação de estilo pessoal. Tudo isso, claro, se não houver nenhum deslize com a montagem do look", afirma a consultora de imagem pessoal e corporativa Marcele Goes, diretora da Estilo Sob Medida.

Segundo a especialista, esses possíveis deslizes acabam ocorrendo de diversas formas:

- Excesso de tecido, dependendo do volume e proporção das peças escolhidas, que faz a pessoa parecer acima do peso real.

- Excesso de texturas, que muitas vezes não combinam entre si, deixando o look visualmente poluído.

- Excesso de cores, quando os tons escolhidos acabam competindo entre si.

Confira mais 5 dicas para não errar:

1. Para sobreposição é preciso observar proporções, volumes e cores. A sobreposição adiciona informação e volume, por isso é muito importante conseguir avaliar o todo da composição.

2. Uma forma mais segura de sobrepor peças é usar tom sobre tom de uma mesma cor ou, ainda, peças de cores de diferentes, mas de profundidade semelhante: todas escuras por exemplo.

3. Em termos de materiais é indicado buscar texturas que "conversem" entre si, por isso é bom sobrepor tecidos igualmente rústicos ou refinados e de mesmo peso.

4. Para misturas mais ousadas (tecidos completamente diferentes uns dos outros), vale manter a linha de pensamento sobre a possível ocasião de uso de cada peça isoladamente para compor o look. Então, se quiser misturar uma camiseta de algodão com uma seda, o algodão precisa ser visualmente rico com bordado, estampa, ser de alta qualidade. Se a camiseta for simples, a seda precisa ter algum acabamento que a deixe mais rústica e casual, como um estonado, por exemplo.

5. É preciso especial cuidado com babados e recortes curvos. Conforme a posição em que ficam no corpo podem aumentar visualmente a região da barriga ou quadril e, ao invés de camuflar uma área mais cheinha, passa a aumentá-la.


Fonte:TerraModa
Imagens: Divulgação da GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com