domingo, 18 de setembro de 2011

Über-green: Esthetica a moda ECO marca presença na London Fashion Week

O movimento "Esthetica" reúne estilistas e grifes que se comprometem com ao menos um dos três principais valores pregados pelo BFC: comércio justo, ética na cadeia produtiva e utilização de materiais recicláveis.
Entre os destaques estão as bolsas produzidas com retalhos e sobras de tecidos  Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra
Alguns estilistas criaram peças que se decompõem no solo  Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra
Os acessórios também foram feitos com materiais reutilizados, como sacas de café  Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra
Entre os destaques estão as bolsas produzidas com retalhos e sobras de tecidos e sacas de café
Eu não gosto muito de falar sobre as semanas de moda, pois todos já estão falando e acaba ficando um blá, blá, blá... Mas quando o assunto é Eco Fashion eu não resisto - amo e creio nesse novo jeito de ver/pensar a moda.

Infelizmente ainda vemos que o mundo fashion é atacado frequentemente por atitudes politicamente incorretas, como o uso de peles de animais (couro de vaca e outros animais que vão para o abate de carne eu não sou contra, afinal de contas, as pessoas não vão parar de comer carne... Não faz sentido jogar as peles no lixo e usar material sintético, não é?), o incentivo as modelos cada vez mais magras e ainda a exploração de mão-de-obra barata na cadeia produtiva (por quase todas as marcas). Para tentar combater essa imagem e os supostos desvios de conduta, o Comitê de Moda Britânico (BFC, na sigla em inglês) lançou o movimento batizado de "Esthetica".

A iniciativa reúne estilistas e grifes que se comprometem com ao menos um dos três principais valores pregados pelo BFC: comércio justo, ética na cadeia produtiva e utilização de materiais recicláveis. Dezenove designers e marcas aderiram ao movimento neste ano e estão apresentando suas criações na London Fashion Week, coleção primavera/verão 2012.

Entre os destaques estão as bolsas produzidas pela Lost Property of London com retalhos e sobras de tecidos. Os acessórios também são feitos com materiais reutilizados, como sacas de café. A Soil Association, por sua vez, apresenta peças orgânicas como capas de chuva e casacos. Algumas criações da marca se decompõem completamente no solo.

A estilista Eva Zingoni expõe o que chama de "costura sustentável", com uma coleção que utiliza como matéria-prima tecidos de luxo reciclados. Para a diretora-executiva da BFC, o movimento "Esthetica" tem se fortalecido a cada ano e reflete o apoio da indústria da moda ao design sustentável.

A liderança dessa iniciativa mostra a ética no mundo fashion, aliada a qualidade e diversidade. Por isso, a exibição dos estilistas envolvidos no "Esthetica" pode ser considerado um dos pontos altos da London Fashion Week.

Über-adoro!

Fábio Monnerat 

Fonte:TerraModa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com