terça-feira, 26 de abril de 2011

über-green: Pele animal é tendência ou não?


Zac Posen é apaixonado pela silhueta feminina e jogou casaco de pele para dar elegância à sua mulher  Foto:  /Getty Images
Zac Posen é apaixonado pela silhueta feminina e jogou casaco de pele para dar elegância à sua mulher

O estilista Victor Dzenk usou pele de chinchila em seu desfile inverno 2011   Foto: Adriano Ishibashi/Futura Press 
O estilista Victor Dzenk usou pele de chinchila em seu desfile inverno 2011 

A carioca Ausländer foi outra marca que apostou na pele verdadeira para o inverno   Foto: Mauro Pimentel/Futura Press 
A carioca Ausländer foi outra marca que apostou na pele verdadeira para o inverno

Burberry Prorsum teve como material pele de carneiro em seu desfile  Foto: Getty Images 
Burberry Prorsum teve como material pele de carneiro em seu desfile

A pele foi parar no detalhe da bolsa de mão da Just Cavalli  Foto: AFP
 A pele foi parar no detalhe da bolsa de mão da Just Cavalli

O desfile virtual da Ellus também teve pele, desta vez de coelho  Foto: Divulgação

 O desfile virtual da Ellus também teve pele, desta vez de coelho

Giles Deacon e pele  Foto: AFP 
Giles Deacon e pele
O brasileiro Pedro Lourenço optou por pele de raposa em seu desfile em Paris  Foto: Marcio Madeira/Divulgação 
O brasileiro Pedro Lourenço optou por pele de raposa em seu desfile em Paris

Reinaldo Lourenço fez gola de pelo em look todo bordado com pérolas  Foto: Carlos Zambrotti/AgNews 
Reinaldo Lourenço fez gola de pelo em look todo bordado com pérolas

O ano de 2011 nem chegou à sua metade e parece estar fadado à polêmica do uso de peles verdadeiras na moda brasileira.

E ela não começou com o lançamento, no último dia 14, da coleção PeleMania da marca de acessórios Arezzo. A polêmica teve início logo nos primeiros dias de janeiro deste ano, durante os desfiles do Fashion Business, no Rio de Janeiro, em que três das principais marcas que formavam o line-up do evento, deram início a uma maratona cheia de peles que continuaria no Fashion Rio e na São Paulo Fashion Week. 

Patricia Viera apostou nas peles de cabra e coelho, Carlos Miele, na de raposa e Victor Dzenk tingiu chinchilas para compor um glamouroso casaco. À época, diversos grupos de proteção aos animais demonstraram indignação e repúdio sob o princípio de que em um país tropical como o Brasil, de inverno ameno, o uso da pele foge de qualquer razoabilidade (ainda que haja um movimento das coleções serem cada vez mais universais e menos regionais).

A questão volta à pauta com a Arezzo e o uso que a marca fez de peles exóticas para confeccionar sapatos, bolsas e echarpes. O ápice se deu com um protesto virtual nas redes sociais Twitter e Facebook, chegando a ser o assunto mais comentado no microblog dia 18. No mesmo dia, a Arezzo divulgou um comunicado dizendo respeitar as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas, mas afirmou, no comunicado, não entender como sua responsabilidade "o debate de uma causa tão ampla e controversa". O fim da história foi a retirada das peças com peles verdadeiras, mantendo somente as sintéticas.

Na comunidade fashion. não são poucos os que julgam como 'desnecessário' o uso de peles verdadeiras. A modelo Fernanda Tavares já se posicionou a favor dos direitos dos animais diversas vezes, Gisele Bündchen também (embora sua carreira esteja marcada pela invasão do PETA, "Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais", na sigla em inglês, em 2002). Ainda a estilista Stella McCartney é engajada no combate ao uso de pele animal.

Alternativas como as peles sintéticas ou mesmo novas formas de trabalhar com o tricô (o estilista Lucas Nascimento é exemplo e mestre nesta área) soam mais apropriadas ao Brasil.

Em região mais gélidas, onde o frio é extremo, o uso de pele verdadeira talvez consiga uma justificativa coerente. Os desfiles europeus da Burberry, Giles Deacon, Cavalli e Julien McDonald investiram nas criações com pele de animal. Foram aceitos?

Segundo uma pesquisa encomendada em 2011 pela entidade RSPCA, maior órgão de proteção animal do Reino Unido, 95% dos entrevistados responderam 'não' ao uso de peles reais.

O ponto é que o negócio de venda e criação de peles naturais é altamente rentável. Na contramão das condições climáticas, o Brasil é o segundo maior produtor de pele de chinchila no mundo. Cerca de 500 fazendas abatem quase 40 mil peles por ano. Um casaco de chinchila pode consumir 200 exemplares do bichinho e ser vendido por até U$ 70 mil.

A discussão está posta, o que já significa um passo em direção à conscientização. Talvez 2011 também fique marcado como o ano em que rumos importantes da moda tenham sido debatidos, como androginia, informação, surgimento de uma nova estética masculina, acessibilidade maior com as lojas de fast fashion). Isto é bom.

6 comentários:

  1. Sabia que Friburgo era um dos principais produtores de pele de chinchila?! Não sei se continua assim depois das fortes chuvas de janeiro. Espero q não!
    Peles, sou super contra. Nada justifica.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu conheço 2 criadores... Eu sou meio contra, na verdade acho que há muito a ser discutido nessa história... O que eu gostaria mesmo é que as pessoas comprassem menos tudo...Enfim, quem sabe discutir não seja o começo de algo melhor.

    Abraços,

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir
  3. sou totalmente conta, que é bonito é, mais porque não usar sintética? podemos dizer que é identica e não maltrata nenhum ser vivo.

    ResponderExcluir
  4. Leek, eu tbm sou contra, mas não totalmente, acho que tem muita coisa em jogo...Enfim, e o sintético também não é uma saída, hoje tudo é descartável... tenho medo, porque não é biodegradável.

    Obrigado pela participação.

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir
  5. se fosse biodegradavel seria a melhor solução, mais é melhor do que matar pobres animais, e muitos em extinção. Cabe as pessoas que compram este tipo de produto, ter um bom senso, enfim.. é um assunto meio complexo, mais pele de verdade, TOTALMENTE CONTRA.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, sou totalmente contra o uso de peles de animais raros e que as pessoas não comem, mas coelho, gado, cavalo entre outros, as pessoas não pensam em parar de comer a carne e o que fazer com essa pele? Acho que a coisa começa antes, já que matou que use tudo... Enfim, acho que já é um começo e é mais que bem vindo...Bom saber que muita gente começa a ir contra o que a indústria da moda dita.

    Bjs e obrigado!

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com