domingo, 24 de abril de 2011

Sustentabilidade predomina na Tecnotêxtil 2011

Entre os dias 12 e 15 de abril, a capital paulista sediou a 2ª edição da Tecnotêxtil 2011, feira de tecnologias do segmento têxtil, que reuniu 110 expositores e 250 marcas da indústria têxtil nacional e internacional. O evento teve o objetivo de mostrar ao mercado as principais inovações e tecnologias em maquinários e acabamentos, desde máquinas de corte a aviamentos e etiquetas.

O tema que mais movimentou a feira foi "Sustentabilidade e a tecnologia na cadeia têxtil". Com isso, diversas empresas apresentaram maquinarias e técnicas no que diz respeito à responsabilidade ambiental. O investimento e desenvolvimento de equipamentos tem redução de poluentes, água e energia, aperfeiçoando a qualidade de produção, distribuição e aplicação em crescente harmonia com o meio ambiente.

Novas tecnologias atraem

Das novidades apresentadas, o que mexeu com a curiosidade do público foram os modernos equipamentos de estamparia digital direta, na qual a impressão é feita diretamente na peça, em tecidos à base de algodão, seda, poliéster, linho, viscose entre outros. No processo  convencional, há a demanda de uma série de ações: o desenvolvimento de fotolito e matriz serigráfica, a preparação das cores e, por último, a estamparia em si.

Com a inovação da estamparia digital direta, os processos que antes levavam 3 dias para serem concluídos, serão realizados em pouquíssimas horas e com o atributo de importantes diferenciais de sustentabilidade por diminuir consideravelmente a quantidade de materiais utilizados e recursos como água e luz.

Sustentabilidade em seminários e palestras
   

Paralelamente à feira, houve outros eventos do segmento têxtil: o Seminário tecnológico da ABTT (Associação Brasileira de Técnicos Têxteis), que contemplou alguns projetos e ações de empresas engajadas na preservação do ambiente acoplado à aplicação em tecnologia e uma perfeita integração entre todos os elos da cadeia têxtil, do desenvolvimento à produção.

Alguns foram destaque, como a empresa Laroche/Brasil, que apresentou novos conceitos e maquinários para reciclar os resíduos têxteis sólidos, criando assim materiais com desenvolvimento sustentável. Senai/Cetiqt (RJ) trouxe novas tendências de moda em fibras, fios, tecidos e cores para o próximo outono-inverno e um preview de primavera-verão 2012/2013. A empresa Basf/Werken exibiu técnicas de estamparia convencional com pigmentos que reduzem a utilização de água e o tempo de confecção dos materiais têxteis.

Por fim, a palestra da empresa PQT Química do Brasil destacou técnicas de nanotecnologia e sustentabilidade nos processos de lavanderia para o denim, além do surgimento de espumas químicas que ajudam a acelerar os acabamentos no vestuário e ao mesmo tempo reduzindo a poluição e os resíduos.

Brasil Fashion Designers

  

A “Brasil Fashion Designers sudeste 2011” teve sua etapa final do concurso idealizado entre os estandes da feira e teve o objetivo de revelar ao cenário fashion nacional a as criações dos jovens designers, integrando o talento criativo com todos os elos da cadeia têxtil. Domitila de Paulo, 22 anos, levou o 1º lugar. Estudante de Design de Moda na Fumec (Faculdade de Engenharia e Arquitetura), de Belo Horizonte (MG), ela criou a coleção intitulada “Frag-Mente o Navegar”.

Fonte:UseFashion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com