domingo, 27 de fevereiro de 2011

Veja quem está concorrendo a Melhor Figurino no Oscar 2011

Um dos eventos cinematográficos mais prestigiados e aguardados é o Oscar. A premiação,que acontece no dia 27 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles, entregará a estatueta dourada para os melhores filmes, atores, melhor diretor, entre outras categorias. Nos indicados a melhor figurino, estão Alice no País das Maravilhas, I am Love, O Discurso do Rei, A Tempestade Bravura Indômita. Quem será que levará a estatueta dourada?

Após a lista completa dos indicados serem anunciados pela atriz Mo´Nique e pelo presidente da academia, Tom Sherak, muitos fashionistas ficaram desapontados, porque Cisne Negro não foi mencionado na categoria. O figurino do filme, que traz Natalie Portman como atriz principal, é assinado pelas irmãs Rodarte, que trouxeram sapatilhas de ponta e tutus para as telonas.

Veja um pouco sobre os filmes que estão indicados nessa categoria e mais sobre os looks:



(Foto: Divulgação)

Filme - Alice no País das Maravilhas
Figurino - Mundo infantil / psicodélico
Estilista - Collen Atwood - 4 Oscars


Um dos filmes mais aguardados do cinema em 2010 foi sem dúvida o longa de Tim Burton. O diretor, que trouxe a história de Alice, Chapeleiro Maluco, Coelho Branco e Rainha Má, convidou a estilista Collen Atwood para criar o figurino do filme. O longa apresentou o universo imaginário e infantil ao vestuário adulto, por isso a designer usou muitas sobreposições e algumas temáticas do século XIX, que inclusive, serviram de inspiração para algumas coleções de moda e campanhas publicitárias. Collen já faturou 4 Oscars, pelos figurinos de Edward Mãos de Tesoura (1990), Ed Wood (1994), Chicago (2002) e Memórias de uma Gueixa (2006).



(Foto: Divulgação)

Filme - I am Love
Figurino - Sofisticado
Estilista - Antonella Cannarozzi


O longa de Luca Guadagnino se passa na Itália entre os anos de 1980 e os tempos atuais. O filme conta a história de Emma, interpretada por Tilda Swinton, uma russa casada que se envolve com um empresário italiano, interpretado por Flavio Parenti. O figurino do filme foi selecionado por Antonella Cannarozzi, que traz todo o glamour europeu, mas ao mesmo tempo um luxo sóbrio em algumas vestes como, vestidos longos, trech coat e cardigãs. Já para os homens a alfaiataria predomina.




(Foto: Divulgação)

Filme - O Discurso do Rei
Figurino - De época
Estilista - Jenny Beaman - 1 Oscar

O filme mais aclamado pela crítica, que está concorrendo a 12 indicações a estatueta dourada, não podia estar de fora na categoria de Melhor Figurino. O longa conta a história do rei George VI, que sofria de problemas vocais e era considerado impróprio para a realeza. O figurino é assinado pela designer Jenny Beaman, que escolheu peças de uma família real em declínio, já que o ambiente do filme é no início do século XX, na época anterior à 2ª Guerra Mundial. Além do Discurso do Rei, Jenny criou os looks dos filmes Retorno à Howards End (1992), Assassinato em Gosford Park (2001) e os dois de Sherlock Holmes. A designer já ganhou um Oscar pelo filme Uma Janela Para o Amor (1987).



(Foto: Divulgação)

Filme - A Tempestade
Figurino - Feitiçaria e Tribalismo
Estilista - Sandy Powell - 1 Oscar


Baseado na obra de Shakespeare, o longa dirigido por Julie Taymor se passa entre os séculos XVI e XVII e conta a história de Próspero, um sábio duque de Milão que, após vinte anos exilados, volta à sua terra natal para lutar contra aqueles que o traíram. O figurino foi selecionado por Sandy Powell, que escolheu grandes vestidos de armação, com babados e decotes retos, roupas de cavaleiros e tangas de índios, fazendo uma mistura entre a feitiçaria e tribalismo. Sandy já ganhou um Oscar de Melhor Figurino pelo filme A Jovem Rainha Victoria (2010).



(Foto: Divulgação)

Filme - Bravura Indômita
Figurino - Masculinos
Estilista - Mary Zophres

O filme é uma refilmagem do clássico bang-bang de 1969. O longa foi dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen e conta a história de uma garota de 14 anos, interpretada por Hailee Steinfeld, que irá vingar a morte do pai. Assinado por Mary Zophres, o figurino foi buscado entre o estilo da época, misturando looks masculinos, como lenços, trench coats estilo faroeste, gravatas, chapéus e muitos detalhes em couro. Mary já assinou os figurinos dos filmes Onde os Fracos não Têm Vez (2007) e Homem de Ferro 2 (2010), mas ainda não levou nenhum Oscar.

A gente über-aposta em  Alice no País das Maravilhas e I am Love, propostas bem diferentes, mas uma mesma qualidade na escolha dos figurinos... E você aposta em quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com