domingo, 22 de agosto de 2010

Coco Chanel - 127 anos


(Foto: Reprodução)

 Que mulher nunca usou um pretinho básico ou um cardigã? Desejou um par de sapatos bicolores? Ou, então, daria a vida por uma bolsa Chanel 2.55? Existem coisas no mundo da moda que se tornam imortais e pode-se dizer que grande parte destas são criações da estilista Coco Chanel, que, se estivesse viva nesta quinta (19), completaria 127 anos de idade.

(Foto: Reprodução)

Nascida em família pobre e órfã de mãe aos seis anos, Gabrielle Bonheur Chanel, como foi batizada, foi criada junto a seu pai e seus quatro irmãos. O nome “Coco” veio de sua breve carreira como cantora em um café-concerto francês. Muito a frente de seu tempo, a estilista francesa tornou-se um ícone no mundo fashion e suas roupas, símbolos de elegância e sofisticação, revolucionaram o mundo da moda na década de 1920.

Libertando a mulher da roupagem desconfortável típica do fim do século 19, faixas, cintas, corpetes apertadíssimos e saias rodadas foram deixados de lado, dando lugar a modelos mais simples e estruturados, que buscavam suas referências no guarda roupa masculino. Por estarem também ao alcance de mulheres com poucos recursos, os modelos Chanel foram mais imitados e confeccionados pelo mundo do que qualquer outra criação da alta-costura.

Produtos imortalizados pela estilista Coco Chanel

Apesar de suas criações terem sido um sucesso absoluto, foi com o famoso perfume Chanel n° 5, o mais vendido do mundo e o primeiro a levar o nome de um estilista, que seus negócios alavancaram e a estilista entrou para o hall dos milionários. Atualmente a Maison Chanel, comandada pelo estilista alemão Karl Lagerfeld, tornou-se um grande império, composto também por bolsas, jóias, acessórios e perfumes. 

Coco Chanel não foi somente a mulher que criou e imortalizou o pretinho básico. Com sua irreverência e personalidade forte, libertou as mulheres, conduzindo-as  para uma nova era, mais independente, porém não menos feminina. 

Fonte:http://www.onne.com.br/moda/materia/14382/coco-chanel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com