quinta-feira, 15 de julho de 2010

WGSN: verdadeiro ou falso? A macrotendência do inverno 2011

Em maio, Francesca Muston apresentou as três macrotendências do bureau para o Outono/Inverno 2011. Uma delas, intitulada Faux Real (mistura de francês e inglês que significa “falso verdadeiro”), ganhou sua própria análise de tecidos – a chave desta estética é introduzir um elemento surpresa na peça, que pode ser uma ilusão de ótica ou um acabamento diferente.

PELE FALSA

No impressionante desfile ártico de Inverno 2010 da Chanel, todas as peles eram falsas, e foram criadas usando angorá, penas e tweed trabalhado. Na Donna Karan, o casaco foi feito com uma estampa aumentada que parece uma camuflagem natural, revestida com um tipo de pelúcia. No desfile de John Rocha, o tecido foi revestido com poliuretano, o que criou a aparência de pele encerada.

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Chanel (e as penas que parecem peles), Donna Karan, John Rocha ©WGSN/Reprodução

ESTAMPAS ENGANOSAS

Ainda na Chanel, um tradicional quadriculado de tweed revelou-se uma estampa. No desfile de Inverno 2010 da Ashish, o quadriculado foi feito com paetês laranjas e azuis cuidadosamente costurados. O quadriculado texturizado de Anna Sui é outro truque: é a maneira como o tecido foi tingido que dá a impressão de movimento.

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Chanel, Ashish, Anna Sui ©WGSN/Reprodução

TRUQUES ÓPTICOS

O mais divertido dos efeitos é mesmo o trompe l’oeil. O desfile de Inverno 2010 de Mary Katrantzou estava repleto de uma estampa digital feita com vários tons de cetim amarrados em laços. A dupla da Basso & Brooke fez algo parecido, estampando fotos de sedas dobradas em vestidos de jérsei. A Cacharel foi mais longe e estampou em seda o que parecia um tecido bem amassado.

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Mary Katrantzou, Basso & Brooke, Cacharel ©WGSN/Reprodução

ILUSÃO VISUAL

Francisco Costa escolheu, para a Calvin Klein, uma seda que mais parecia pêlo, além de imprimir a forma de botões no tecido. Já Karl Lagerfeld usou um novo (e caro) couro brilhante na Fendi, fazendo muitos acharem, de longe, que aquilo era PVC. Narciso Rodriguez introduziu um belo truque ao apresentar um casaco tingido de tal maneira que parecia estar sombreado pela luz.

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Calvin Klein, couro rico e novo na Fendi, Narciso Rodriguez ©WGSN/Reprodução

ACABAMENTOS ENGANOSOS

Para a coleção de Inverno 2010, a Pollini preferiu revestir uma peça de algodão para dar uma cara de jeans lavado. Em seu desfile, a Blumarine escolheu um acabamento emborrachado para criar a impressão de pele de crocodilo. Mais conceitual, a AF Vandevorst apresentou peças com riscos e pó de giz – algumas sujas de verdade e outras densamente entrelaçadas com algodão branco.

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Pollini, Blumarine, AF Vandevorst ©WGSN/Reprodução

Fonte:FFW 

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