quinta-feira, 15 de julho de 2010

über-green: Pedro Petry - Eco Designer


Pioneiro na pesquisa e utilização de madeiras não convencionais, o designer brasileiro Pedro Petry é referência quando o assunto trata de sustentabilidade na produção de móveis e objetos de decoração. Seu trabalho único prioriza madeiras 'rejeitadas' que virariam lenha ou serragem, transformando cada peça em uma verdadeira obra de arte com seu estilo muito próprio e inovador. Nenhuma de suas criações se assemelha a outra, e todos os objetos são únicos. Bancos, cadeiras, estantes, canetas e vasos ganham uma característica orgânica, levando para dentro de casa um pedaço singular da natureza, sem comprometer o meio-ambiente.

Administrador de empresas e engenheiro mecânico por formação, o catarinense começou sua trabalho com madeira como um hobby, até abrir sua empresa de móveis. Depois de fazer cursos de especialização para marcenaria na Alemanha e na Inglaterra, ele voltou ao Brasil e passou a se dedicar integralmente a projetos eco-friendly. Todo o material usado em seus móveis vem do manejo urbano e florestal, e ele utiliza inclusive os resíduos que não são aproveitados, criando peças originais e belas.

A originalidade de seu trabalho está exatamente na escolha de madeiras não comerciais, como árvores frutíferas e até mesmo pés de café. Cores, fissuras e desenhos únicos, ganham destaque na hora de produzir seus móveis, como se ele levasse em consideração a história de cada pedaço de madeira e deixasse isso transparecer na forma que esculpe. Petry já trabalhou com mais de 230 espécies diferentes, e sua principal inspiração está nas peculiaridades de cada material escolhido.

Um toque especial em seu trabalho são os detalhes costurados com fios de cipó, e o cuidado de identificar em cada peça qual tipo de madeira foi utilizada. Prestigiado internacionalmente, Petry já participou de eventos como o IBRIT, em Milão, e da Bienal Saint-Étienne, na França, divulgando seu trabalho ecologicamente consciente também fora do Brasil. Destaque para a linhas Arco Íris da Floresta e a uma mesa produzida especialmente para o grupo Orsa a partir de uma tora de seis metros de comprimento da madeira Pequiá. O caráter eco friendly faz com que os móveis, considerados extensões da natureza, tornem os ambientes mais aconchegantes, mas sem perder a modernidade. Sofisticação natural!

http://www.atmosferabrasil.com.br/
Fonte:Tastenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com