domingo, 30 de maio de 2010

Rio à Porter tem movimento fraco e grifes fazem de tudo para atrair clientes



Vale tudo para atrair clientes no salão de negócios do Fashion Rio, o Rio à Porter, que começou no sábado e termina na terça-feira. Para chamar a atenção de novos compradores, as marcas criaram estratégias de marketing para se destacar naquele mar de estandes brancos, todos iguais, da feira. A mineira Fruta Cor contratou uma modelo morena, que, vestida num longo rosé, circulava pelos corredores, atraindo olhares e, quem sabe, algum cliente em potencial. Já a grife Karioka colocou um vendedor de Mate Leão, em latão, como os da praia, para oferecer a bebida e chamar visitantes. E a Drangonfly Blue exibia uma modelo no estande vestindo um microbiquíni.

- O mate é um símbolo tão forte da cidade - disse o alemão Robin Maus, que lançou o segmento moda praia da Karioka nesta edição do salão de negócios. - Tem que tentar chamar a atenção. Mas a feira está fraca, não tem movimento. Eu esperava fazer contatos legais, mas não aconteceu nada.

Há consenso entre os expositores de que o movimento parece estar menor do que nas duas últimas edições. Para Fernando Oliveira, subgerente da Litt, linha jovem da Agilitá, a redução do público teria acontecido porque o Rio à Porter foi montado ao final do Fashion Rio, nos armazéns 4, 5 e 6, o que faz com que os convidados acabem se distraindo com outras atrações da semana de moda carioca até que consigam chegar à feira e fazer o que é mais importante: comprar.

Mas o número menor de convidados circulando pela feira estaria compensado pela presença de visitantes com maior poder de compras, segundo Priscila Park, sócia da grife paulista Diva Couture. Uma referência: eram da marca os macacões usados pela Letícia Spiller na novela "Viver a vida". O estande, que exibia vestidos longos de festa com aplicações de correntes douradas e de flores vermelhas, era um dos mais cheios neste segundo dia do Rio à Porter.

- Tenho recebido clientes de mais qualidade, que estão comprando mais. Não estamos fazendo muitas vendas pingadinhas, o que eu acho bom - disse Priscila, que elogiou a organização do evento.

Para Siau Lin Lieu, diretora de atacado do grupo Maria Bonita, esta edição da feira está com uma estrutura melhor e um mix de marcas mais coerente. O Rio à Porter Verão 2011 tem 50% expositores a mais, 250 grifes no total. A expectativa do evento é gerar R$ 800 milhões em negócios. Ao contrário da maioria dos entrevistados, Siau acredita que o movimento cresceu, ao menos no estande da Maria Bonita Extra:

- Eu acho que o comprador está mais animado, acreditando nas vendas do verão.


Fonte:http://oglobo.globo.com/cultura/modaverao2011/mat/2010/05/30/rio-porter-tem-movimento-fraco-grifes-fazem-de-tudo-para-atrair-clientes-916735571.asp

Um comentário:

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com