sábado, 17 de abril de 2010

Conheça as 15 melhores revistas de moda da atualidade

Quem gosta de moda, adora revistas. É onde é possível encontrar as maiores novidades: reportagens sobre as tendências do momento, desfiles de moda comentados, entrevistas com estilistas ou ícones da moda, guias de compras e o que é o mais legal: os editoriais de moda.
Os editoriais é que trazem as informações estéticas que se alinham com a editoria da revista, propondo seus pontos de vista, seu olhar de moda. É através dos editoriais que editoras, stylists, fotógrafos e diretores de arte expõem as suas leituras daquilo que foi, inicialmente, proposto pelos estilistas ou pelas marcas.

  Montagem com a capa das revistas V, Vogue e Love


Cada revista tem um perfil, um público alvo. Algumas tratam mais de beleza, outras gostam de compras e têm ainda aquelas que preferem fofoca. As revistas podem ser em papel, mas a maioria delas tem uma versão online, o que é bom, pois podem oferecer, com mais rapidez, o que existe de mais novo. Algumas delas aceitam assinaturas e liberam seus conteúdos online antes mesmo de irem para as bancas em seus países de origem. O conteúdo aberto é bem variado, mas a maioria delas já tem tevê, com clipes de moda, making of dos editoriais, clipes de música e entrevistas com artistas e fotógrafos.


Para esta matéria foram escolhidas as15 melhores revistas de moda do mundo, onde se pode encontrar roupas incríveis em editoriais de tirar o fôlego, moda para sonhar, moda de ponta, o que existe de melhor. Também arte e música, cultura e comportamento, estilo de vida e lugares bacanas para visitar.


1. Visionaire
Considerada a mais moderna de todas as publicações de moda, a Visionaire é americana e foi criada em 1991 por um grupo de amigos que não se satisfazia com as revistas muito padronizadas que existiam até então. De publicação artesanal, tornou-se a revista fetiche do meio da moda. Busca manter seu perfil vanguardista, contando sempre com a curadoria de artistas ou estilistas convidados, que emprestam seu olhar singular à publicação. Mas, mesmo tendo crescido bastante, preserva suas características originais, assim como uma tiragem limitada, o que faz com que seu preço não seja muito acessível para o público em geral. Seu formato nunca é o mesmo, variando, inclusive, as mídias: já foi mesa de luz para se ver imagens, LP com leitor de vinil e até mesmo toy art interativo, para pintar. A última edição é um calendário digital, com uma imagem por dia, com a visão de 365 colaboradores. Não é demais? Você pode conhecer mais sobre esta revista assistindo a esta entrevista em que Cecília Dean, uma das fundadoras e atual editora da Visionaire, deu no evento Pense Moda, quando veio ao Brasil. Lá ela também fala da V, publicada pelo mesmo grupo, que você encontra abaixo.


2. V Magazine
A V Magazine é a revista “filhote” da Visionaire. Com a intenção de preservar o estilo original da revista, os editores perceberam que muita coisa que caía fora da Visionaire era na verdade material de qualidade, apenas não se encaixando por seu caráter mais comercial. Foi então que surgiu a idéia de lançar a V Magazine, uma revista com conteúdo interessante, mas mais próxima dos formatos convencionais. A V é grande e glamurosa, tem aqui e ali uma matéria mais ousada, mas apresenta editoriais bem comerciais, com moda pra ser usada. Também cultua o grand monde, mostrando festas e celebridades.



  Montagem com a capa das revistas Vogue italiana, inglesa e francesa


3. Vogue Falar da Vogue é covardia. Publicada pela Condé Nast, uma das maiores editoras do mundo, e espalhada por todo o planeta, a Vogue tem edições nacionais desde a Índia até a Rússia, passando por Portugal (aliás, uma boa dica de compra, já que tem um preço convidativo nas bancas do Brasil), pela maravilhosa Vogue Paris e a incrível Vogue inglesa. Uma das publicações mais antigas e prestigiadas (a primeira edição foi em 1892), a Vogue é uma espécie de bíblia de moda e sua edição americana – a original - é a revista de moda de maior vendagem, tendo a poderosa Anna Wintour – sim, ela mesma, a “diaba” que veste Prada, do filme - como editora. Cada país procura marcar uma identidade própria, então abaixo apresentamos as mais importantes:


Vogue Itália: a minha preferida, é a edição mais artística de toda a família Vogue. Com editoriais de fotógrafos como Mario Testino e Steve Meisel, a Vogue Itália traz as imagens mais grandiloqüentes, dando muita força para a alta-costura e para a moda de luxo mais ousada. Lar da saudosa Anna Piagi, uma das figuras mais excêntricas e interessantes da moda, a Vogue Itália procura manter-se na vanguarda da moda, baseando seu estilo no glamour e na sofisticação.

Vogue Paris: vedete da coleção, a Vogue Paris não nega sua origem. É charmosa e cheia de estilo parisiense. Seus editoriais são coquetes, bem mulherzinha, e seu leque se abre bastante para estilo de vida. Em cada canto de página parece que vamos encontrar um vaso de flor, assim, derramado de pétalas cheirosas. Sua editora é Carine Roitfeld. Valoriza bastante a ilustração de moda, o que é raro nas demais publicações.

Vogue Inglesa: é mais sóbria que suas irmãs, mas promove o estilo arrojado da moda inglesa. Sem muita frescura, traz imagens impactantes em seus editoriais que contam com Nick Night e Tom Craig como fotógrafos. A editora é Alexandra Schulman.


5. Tank

A revista Tank é inglesa e tem como característica principal mostrar editoriais autorais e de vanguarda. Criativas e originais, suas matérias são bem conceituais, com imagens fortes e conteúdo original. Busca parcerias com criadores jovens, e garante que lançou muita gente importante nestes doze anos de publicação.

6. I-D

Lançada em 1980 na Inglaterra, a I-D é importante por ter sido a primeira publicação a valorizar a moda de rua. Pós punks, góticos, new romantics, new waves habitavam as ruas de Londres dos anos 80. A revista, que no início se parecia com um fanzine, bem gráfica, e até meio punk, ao longo dos anos foi adquirindo um formato mais convencional e aumentando seu público. Ainda hoje prioriza o comportamento jovem, com matérias de música e arte, e na moda, valoriza o streetwear. A revista é conhecida por suas capas em que sempre tem alguém piscando um olho.

7. Dazed and Confused

A mais radical de todas, a Dazed and Confused já publicou matérias de moda bem ousadas. Conhecida por se manter distante do convencional a revista está hoje mais “facinha”. Ainda assim mantém colaboradores de peso e seus editoriais valem a pena ser vistos. Tem muitos artigos e entrevistas com artistas, fotógrafos e músicos.

  Montagem com capa das revistas I-D, W e Tank



  Montagem com capa das revistas Flaunt, Pop e Wound

8. Jalouse

A Jalouse é uma revista francesinha de moda jovem, filha mais nova da tradicional L’Officiel. Seu foco principal é mesmo a moda. A edição de abril traz um especial sobre jeans. Dá uma olhada no site, onde é possível acessar o arquivo da L’Officiel. É demais!

9. Nylon

A Nylon é uma revista americana jovem e pop para as meninas. Com muito comportamento e matérias de cultura jovem, é dinâmica e cheia de modinhas. Divertida!

10. Flaunt

Com perfil jovem, mas não de vanguarda, a Flaunt é gostosa de ler e suas produções são bem bonitas. Tem bastante informação sobre cultura em geral e cinema, em particular.

11. Love

A Love é uma graça. Revista britânica novinha, bem fashionista e bem moderna, do grupo Condé Nast, o mesmo da Vogue. Na abertura do site tem um vídeo de moda bem bacana, dá pra vislumbrar as possiblidades que a internet oferece para as revistas de moda, que podem agora misturar vídeo e moda. Vale dar uma olhada.

12. Wound

Alemã, a Wound não é para qualquer um, mas as imagens valem à pena. Também tem artigos de arte e arquitetura. Bem bonita.

13. Pop

Na página da internet da revista pop está escrito que aquela é uma plataforma multidisciplinar para a pop e seus parceiros. Não tem editorial, tem manifesto. Na primeira página também podemos acessar uma lista dos membros. Por aí já dá pra ver que a pop, ao contrário do que seu nome sugere, é uma publicação “cabeça”. Com matérias sobre arte, comportamento e música, a pop tem uma programação gráfica bem limpa, já dando uma idéia de modernidade. Mais próxima da arte que do comércio, é para aqueles que gostam de ampliar os horizontes e pensam na moda como uma manifestação cultural.

14. Purple

Publicada desde 1992, a Purple é francesa e sofisticada. Tem várias ramificações e uma história atrelada à literatura. Chique e despojada ao mesmo tempo, tem um estilo meio intelectual, uma mistura que os franceses fazem bem. Recomendo a revista para educar o olhar, sem deixar a diversão de lado.

15. Lula

A revista Lula é uma graça! É uma revista americana voltada para meninas. Delicada, fala de moda e de cultura, arte e música de maneira poética e contemporânea. Da vontade de morar dentro dela. Experimente.


Fonte:http://estilo.uol.com.br/

4 comentários:

  1. Adoreiii o post!!!
    Muito legal!
    =)
    beijosss
    Bi

    www.rotinafashion.com

    ResponderExcluir
  2. Maravilha. Moda e informação. Onde ler os melhores posts. Uber Genio rsss vou comapartilhar. kisses

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Kris, vc sempre muito querida!

    Über-beijos!

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com