quarta-feira, 10 de março de 2010

"No futuro, todos serão famosos por quinze minutos"


Chega ao Brasil uma das mais esperadas exposições do ano, que tem como grande artista o americano Andy Warhol, considerado um expoente da Pop Art. A mostra "Andy Warhol, Mr. America" fica em cartas de 20 de março até 23 de maio na Estação Pinacoteca, e já passou por diversas cidades da América Latina, como o Malba, em Buenos Aires. A exposição faz um apanhado da carreira do designer, artista plástico e cineasta, um dos principais e mais conhecidos nomes da cultura mundial.

São 170 obras que falam de temas políticos e culturais, 56 pinturas, 58 gravuras, 39 fotografias e 44 filmes produzidos por Warhol, que fazem um panorama da carreira do artista. Um dos criadores da Pop Art, o americano teve uma carreira expressiva no cinema e na música, produzindo filmes como Chelsea Girls, de 1966 (o primeiro filme underground a ser apresentado em uma sala de cinema comercial), e a banda de rock Velvet Underground.


Famoso pela frase "In the future everyone will be famous for fifteen minutes", Warhol passou a utilizar conceitos da publicidade em seu trabalho artístico, fazendo series que tinham como 'modelo' latas de sopa Campbell's, depois garrafas de Coca-Cola e notas de dólar. Seu diferencial era reproduzir diversas vezes a mesma obra, dando a elas algumas diferenças, mas industrializando a arte com métodos de produção em massa, uma crítica à banalização. Ao invés de objetos, Warhol começou a usar a imagem de pessoas públicas, como Jacqueline Kennedy, Marilyn Monroe, Mao Tse-tung e Che Guevara. Sua técnica era utilizar cores vivas na reprodução de imagens e transferir as fotos para as telas através da serigrafia. A principal diferença entre as obras, produzidas em grande escala, era o diferente conjunto de cores. Oportunidade única de conhecer diversas fases da carreira do artista e entender a Pop Art através de seu trabalho!


De 20/3 até 23/5
Estação Pinacoteca - Praça da Luz, 2, São Paulo

Tel: 11 3324 1000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com