quarta-feira, 10 de março de 2010

In Wonderland


Um dos filmes mais esperados do ano, "Alice no País das Maravilhas", do excêntrico diretor Tim Burton, é inspirado no livro homônimo de Lewis Carroll, escrito no século XIX. O livro se transformou em animação das Disney na década de 50, e é uma das histórias mais surrealistas de todos os tempos, utilizando mensagens subliminares para mostrar o mundo adulto pela visão de uma criança. Repleto de simbolismos, o livro é um desafio à imaginação, e promove uma viagem para um mundo inventado onde animais falam, cartas de baralho são fieis à rainha de copas, e tudo pode acontecer.

Conhecido pelo pseudônimo Lewis Carroll, Charles Lutwidge Dodgson nasceu em 1832, em Chesire, na Inglaterra. Em 1855 ele ingressou na Universidade de Oxford, onde construiu uma carreira acadêmica como professor de matemática. Apaixonado por lógica e jogos capazes de testar a razão, escreveu diversos livros sobre o assunto, e também sobre geometria e álgebra. Além de escritor e matemático, Carroll também tinha um grande interesse por fotografia, e o polêmico hobby de fotografar crianças, principalmente meninas seminuas de 8 a 12 anos. Ele é considerado um clássico da literatura nonsense.

A ideia para o livro "Alice no País das Maravilhas" surgiu em 1862, quando passeava de barco em um rio com as três filhas crianças de seu amigo Liddell, Alice, Lorina e Edite. Elas lhe pediram para contar uma história, e ele foi inventando personagens e aventuras, tendo como inspiração a menina Alice. No mesmo dia ele escreveu toda a história que chamou de "Alice Debaixo da Terra", e presenteou as irmãs com o manuscrito. Quando decidiu publicar o livro, dois anos depois, acrescentou muitos capítulos, novos personagens e mudou o título para "Alice no País das Maravilhas". Seis anos depois ele escreveu uma continuação, o livro "Alice do Outro Lado do Espelho". O livro já foi traduzido em mais de 50 línguas e foi lido e aclamado por pessoas como Oscar Wilde e a Rainha Vitória.

A história do livro de Carroll fala sobre a menina de sete anos Alice, que segue um apressado Coelho Branco e acaba caindo em sua toca, que é a entrada do País das Maravilhas, onde tudo pode acontecer e cheio de personagens inusitados como or gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Gum, o Gato Risonho, a Lagarta, a Lebre Maluca, o Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas, onde lógica do mundo real não existe. O filme de Tim Burton retrata Alice 12 anos após sua queda na toca do coelho, quando ela é pedida em casamento em uma festa da aristocracia de Oxford, sai correndo e cai novamente no País das Maravilhas. A questão é que a jovem não se lembra mais da aventura ou dos personagens. Com sua ajuda, seus surreais amigos tem que livrar o reino do domínio da Rainha de Copas. O ator Johnny Depp tem o papel do chapeleiro, Helena Bonham Cartes interpreta a Rainha e a Mia Wasikowska é Alice. Imperdível!

O filme já estreou fora do Brasil, e chega às telas brasileiras em 23 de abril.



Fonte:http://taste.uol.com.br/news/templates/noticia.asp?t=3&idNoticia=9250&secao=Clássicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com