quarta-feira, 24 de março de 2010

Elie Saab o queridinho da realeza

Fotos: Ready to wear Eli Saab, fall 10-11

Angelina Jolie vestindo um modelo do estilista
Anna Kendrick de Eli Saab

Famoso por vestir celebridades em red carpets, o estilista libanês Elie Saab é um dos principais nomes da alta-costura mundial. Com uma visão única, ele leva o luxo ao auge, acrescentando modernidade e charme a vestidos de noite repletos de sofisticação, feminilidade e romantismo. Entre as fãs do trabalho de Saab estão Angelina Jolie, Catherine Zeta Jones, Marion Cottilard e Anna Kendrick. Ele já foi comparado a Valentino, e suas peças são a perfeita fusão entre influências culturais e tendências da moda, de uma maneira elegante e diferenciada.

Saab nasceu no Líbano, em 1964, e começou a costurar ainda criança, sempre sonhando em se tornar um estilista. Em 1981 ele se mudou para Paris para estudar moda, mas voltou a Beirute no ano seguinte, para abrir seu primeiro atelier, com apenas 18 anos e uma equipe de 10 funcionários. O estilista ultrapassou a barreira da idade, mostrando que apesar de jovem era extremamente talentoso, e desfilou sua primeira coleção no Casino Du Liban, atraindo uma extensa cobertura da mídia, que ficou encantada com seus vestidos luxuosos. Ele ganhou o título de gênio precoce. Durante os anos 80, ele ganhou reconhecimento público no Oriente Médio, e produziu vestidos para muitas princesas da região. Suas coleções eram sempre inovadoras, e sua reputação se espalhou pela mídia internacional, fazendo com que ele realizasse desfiles na Europa.

Em 1997 ele ganhou um lugar na Câmera Nazionale della Moda, na Itália, se tornando o único estilista não-italiano a ser convidado, e passou a desfilar durante a Alta Moda Fashion Week, em Milão. Já conhecido no fashion world por sua maneira criativa de produzir vestidos de noite e vestidos de noiva sensacionais, ele abriu seu primeiro showroom em Paris no início dos anos 2000, e foi convidado pela Chambre Syndicale de la Haute Couture para desfilar na Paris Fashion Week. Um grande divisor de águas em sua carreira foi quando a atriz Halle Berry ganhou o Oscar de melhor atriz em 2002 usando um de seus modelos.

Sua última coleção de alta costura apresentou uma cartela de cores com tons pastéis como lavanda e nude, muitos tomara-que-caia com decotes princesa, e trabalhos em cristais feitos à mão, e formas que realçam o corpo feminino, tudo com muita delicadeza e luxo. Saab também desfilou sua coleção ready-to-wear em Paris, e apresentou na última temporada de moda longos com fendas poderosas, detalhes em renda, e muita cintura marcada. Muitos vestidos pretos que não têm nada de básicos, com transparências e recortes, e peças ousadas, com muitas sobreposições de tecidos, criando silhuetas dramáticas. Direto das passarelas para o tapete vermelho!

2 comentários:

  1. Incrivel....pena que sao poucos os Elie Saab brasileiros.....alem do Miele, e do W. Iodice, quem voces acham que confeccionam vestidos de gala incriveis? queremos dicas de estilistas brasileiros....beijooos

    ResponderExcluir
  2. Gloria,

    eu adoro o trabalho do Miele e do Waldemar Iodice, você escolheu bem seus "ElieSaabs" brasileiros... Atualmente tenho gostado muito do trabalho do Carlos Tufvesson, André Lima e Lino Villaventura, na verdade tem mais gente, é que nem sempre todos acertam (não dentro do que eu gosto), o bom é saber que a moda brasileira acontece, se não é do jeito que gostaríamos, pelo menos temos nos surpreendido com alguns bons momentos dos nossos talentos.

    Um beijo grande e obrigado pela visita.

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com