sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pense Moda 2009: A difícil tarefa de gerie a economia criativa


                 



Aquilo que no exterior aconteceu principalmente nos Anos 90, levou mais de 15 anos pra chegar ao Brasil: marcas e empresas de moda até então submetidas à administrações familiares passaram a ser adquiridas por grupos gestores, mais tarde conhecidos como os "conglomerados de luxo". Contudo, a história no Brasil não começou muito bem.

Primeiro foi Marcelo Sommer, que perdeu o direito de usar seu próprio nome, o qual vendeu para o grupo AMC Têxtil. Mais tarde, em janeiro de 2008, Fause Haten vendeu sua marca para o grupo I'M antes de descobrir que tudo não passava de uma emboscada. Segundo Fause, que participou de uma mesa redonda na noite da última quarta-feira (04/11) no Pense Moda, com o dono da grife UMA e vice-presidente da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), Roberto Davidowicz, e a consultora de produtos e negócios da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), Geni Ribeiro, o motivo é bem simples.

"A moda no exterior tem um tempo de vida muito mais longo do que a nossa, ou seja, teve mais tempo para erros e acertos". Para Fause, o mercado nacional parece estar querendo antecipar o tempo de amadurecimento aplicando regras administrativas e financeiras para negócios totalmente criativos. Em outras palavras, preocupação demais com o dinheiro e de menos com a criação.


É aquela velha história de que os administradores não se importam com o legado criativo da marca e com tudo que ela construiu durante seus anos de existência. Para o mediador da mesa, o diretor da faculdade de artes plásticas da FAAP, Silvio Passarelli, tudo isso se deve ao fato de que os gestores conhecem muito pouco sobre a anatomia de uma empresa criativa. "É extremamente necessário haver cursos de gestão criativa para formar administradores que saibam trabalhar com profissionais e empresas onde a criação é o núcleo do negócio", explica.

"E isso deveria valer não só para moda, mas para tudo", completa Geni, da ABIT. Afinal, hoje valores como a originalidade são requisitos indispensáveis para qualquer negócio dar certo. Mais especificamente na moda, Geni ainda defende que é imprescindível que gestores tenham o mínimo de conhecimento sobre o segmento e não somente sobre roupas. "Assim, terão melhores condições de vender seus produtos além de administrar de forma mais eficiente seus negócios", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com