quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rumos do jeans em 2010 e 2011











O jeans, que invadiu as passarelas nos anos 1970, marcou forte presença nos desfiles para o verão 2010, entre setembro e começo de outubro, no hemisfério norte. O tecido já é considerado um clássico. Mas engana-se quem acha que é só vestir a mesma calça de sempre para ganhar ares de quem está na moda.



Para exibir a identidade deste final de década, que é muitas vezes a cara – acredite! – do que ele era quando foi criado, o novo denim passa por lavagens, cortes e até tinta. Como resultado, saem jardineiras rústicas e calças mais largas e curtas, tipo carpinteiro. Esse visual entra na macrotendência que o bureau Stylesight chama de heritage (herança), em que há uma retomada dos valores fundamentais, mas usando novas tecnologias e design.



Mas não é só isso. Lucie Lapiere, editora da área de denim do site em Nova York, diz que estamos numa época de "contraste de tendência" e aponta quais são as principais características do jeans do verão 2010, além de adiantar qual é o caminho do tecido no inverno 2011.


Lavagens e efeitos

"É uma temporada de contrastes de tendências, silhuetas e lavagens", explica. Na prática, isso significa que ao lado do black jeans, o superclaro também tem vez. A novidade fica por conta dos tratamentos. Ficam valendo:



. Efeitos de pintura. São pequenas manchas ou pinceladas de tinta que colorem as peças (Alexander McQueen e Moschino fizeram);

. Degradê. É a hora do dip-dye em azul (Rick Owens) ou em cores fortes (DSquared);

. Retalhamento. "Não é grunge”, avisa Lucie. Aqui, valem tanto os jeans rasgados quanto os de patchwork (Ralph Lauren, Dolce&Gabbana).



Inverno 2011

Depois de tanto lava daqui, rasga dali, o inverno 2011 deve vir menos trabalhado. Lucie acredita em “tratamentos menos extremos, um retorno à superfície limpa ou, pelo menos, efeitos menos exagerados”. O jeans será explorado mais como tecido do que como formato. “Possivelmente, teremos mais peças sob medida e vestidos (G-Star), ou chemisiers e casacos”, explica.



Para anotar já!











Fonte: http://chic.ig.com.br/materias/516501-517000/517000/517000_1.html

Um comentário:

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com