domingo, 18 de outubro de 2009

Cinco temas das temporadas internacionais para o Verão 2010




Os desfiles de lançamento da temporada Verão 2010 que se encerraram na última semana deram uma ideia das direções que a moda vai tomar nas próximas estações. Como os desfiles internacionais acontecem com bastante antecedência, é comum que as orientações de verão já comecem a "vazar" no próximo verão brasileiro, influenciando as coleções mais tardias, como as de alto verão.


Para que você fique por dentro das novidades, a coluna Dicas de Moda apresenta cinco destaques das passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris: "Estruturas", "Etnias urbanas", "Camisola", "Couture/Texture" e "Fatalismo".

Reconstrução geral


Passado o primeiro choque, após a crise econômica, o clima é de reconstrução. Há a percepção de que certos valores foram revigorados, como a elegância, a qualidade e a durabilidade. Esse espírito se expressa na busca de materiais mais consistentes, pesquisas mais poderosas de forma e de modelagem, uma volta forte aos básicos, um certo desejo de utilitários nos tecidos planos lisos e práticos.



Uma atitude mais "composta" também marca a estação, sendo que a sedução se apresenta na maciez e na transparência dos tecidos e, aqui e ali, em coleções mais atrevidas, influenciadas pela retrô e pelo burlesco.



O sonho aparece nos tecidos leves e femininos que criam poderosos volumes em vestidos-nuvem ou nas influências étnicas que chegam mais sóbrias do que as de estações passadas.



O futuro aparece assustador em ficções fatalistas e ambiências góticas. A tecnologia está casa vez mais presente, tornando certos desfiles, verdadeiras apresentações multi-mídia.



ESTRUTURA

Uma evolução da tendência do masculino no traje feminino



Nesta edição, parece ter havido uma evolução da influência do traje masculino no feminino. A roupa masculina aparece diluída e fragmentada, devorada pela roupa feminina. Fragmentos do paletó aparecem, reconstruídos em formas simples e estruturadas, modernistas, até. Coletes soltos, vestidos tomara-que-caia e até saias partem da estrutura dessa peça de alfaiataria.



Os tecidos planos são básicos nesta linha que tem ares minimalistas. As cores também são mais básicas e secas: branco e branco sujo, marinho, marrom, vermelho escuro.



As peças-chave são os macacões, calças amplas, coletes e o próprio paletó, que vem reformulado. As modelagens são retas e geométricas e os tecidos lisos. Roupa para o dia a dia da mulher contemporânea.



ETNIAS URBANAS

Misturas de estampas e tecidos retorcidos marcam o novo étnico urbano



O estilo étnico já vem de outras coleções, mas agora aparece em cores mais sóbrias, modelagens e tecidos mais sofisticados, luxuosos. Menos inclinado ao folclórico, o estilo oferece vigor e diversão à roupa urbana. Misturas de estampas, tecidos retorcidos e amarrações, são destaques dessa tendência.



Cores sóbrias e fechadas, com pontuações vibrantes: marrom, vermelho, azul noite, cinzas em várias intensidades, laranja, verde e amarelo.

Tecidos planos estampados e misturados, tricôs. Muita saia e blusa para aumentar a mistura e peças híbridas que misturam saia, blusa e vestido. Calças amplas.



CAMISOLA

Sensualidade do corpo feminino marcado por tecidos macios e transparentes



Os anos 20, do cinema mudo, e os anos 30, das divas platinadas, são referências para essa tendência que busca seu público na mulher sensual, que gosta de mostrar o corpo. Estruturas de camisola nas modelagens coladas no corpo e de robes de chambre para os modelos longos e esvoaçantes, são os destaques desse estilo.



As combinações e as lingeries retrôs, que lembram a roupa íntima dos anos 50 e as das pin ups festejam o romantismo sexy e retrô, apoiado pelas rendas e pelas transparências que bombam nessa estação.



Sobreposições de transparências e rendas, soutiens coloridos e escuros sob a roupa transparente, cores doces e femininas como pink, rosa, lilás, amarelo claro, verde água e azul calcinha compõem a tendência que deve agradar a mulher brasileira. A peça-chave é o vestido.



FATALISMO

Ficção futurista assombra e encanta em desfiles multimídia



A fantasia esteve à solta, assombrando os fashionistas em desfiles como o de Alexander McQueen. Um futuro bastante pessimista, mas muito elaborado em texturas e formas extraordinárias. Muito drama em cores profundas, efeitos fantásticos e clima gótico. Minha tia pergunta: quem é que vai usar um troço desses? Provavelmente ninguém, pelo menos na rua, mas desfiles como estes servem para apontar direções para a moda de amanhã. É sempre bom dar uma olhada, afinal a gente não quer só comida, não?



COUTURE/TEXTURE

Tecidos leves e armados criam volumes que evocam a alta-costura



Os tecidos leves e estruturados são a base dessa tendência. Uma aparência de nuvem, efeitos empoeirados e de sonho marcam esse estilo. A novidade é de oferecer essa suntuosidade para uma roupa um pouco mais cotidiana, não apenas nos vestidos de baile, e trazer o romantismo para mais perto da gente.



Sobreposições de transparências e tecidos retorcidos criam formas orgânicas e arredondadas, volumes couture que finalizam em texturas e imagens inesperadas. As cores são intensas, aplacadas por camadas e camadas de véus opacos. Vermelho, violeta, amarelo claro e cores neutras.
 
 
 
Muitas e boas fotos em: http://estilo.uol.com.br/moda/album/dicasmodabalancov10_album.jhtm#fotoNav=47

2 comentários:

  1. Arilson, obrigado pelo comentário e já preparei um especial masculino em sua homenagem. Confira lá e diga se você curtiu.

    Abraços

    ResponderExcluir

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com