segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mesmo com a crise econômica, luxo sobrevive como tema de seminário


“Falar de luxo na situação atual é quase um suicídio”, declarou Carlos Ferreirinha hoje (10.08) pela manhã. E completou: “na Europa, é impressionante o freio que foi dado nesse mercado”. Foi assim que o diretor-presidente da MCF Consultoria e Conhecimento abriu a primeira apresentação formal sobre a 2° edição do seminário Atualuxo – conferência internacional do mercado de luxo, que acontecerá entre os dias 09 e 11.09, em São Paulo.Mas, ao contrário do que a afirmação pode indicar, o tema continua relevante. A primeira razão, segundo Ferreirinha, é estratégica. “Estamos num momento de redesenho mundial por causa da crise”, explicou ele. Por isso, nada mais natural do que analisar, questionar e esmiuçar o setor. Exemplo do “redesenho”: as marcas que conseguiram manter ou aumentar o faturamento no último ano foram as que investiram em internacionalização – é o caso da Hermès que vai abrir a primeira loja em São Paulo no mês que vem e, consequentemente, confirma que o Brasil está na rota dos grandes grupos. Serão 32 palestrantes daqui e lá de fora que, além de tratar do negócio de luxo após a crise econômica (palestra com Christian Blanckaert, consultor e executivo recém-aposentado da Hermès International), vão falar sobre: falsificação e pirataria (com Christine Laï, diretora-geral da União dos fabricantes franceses); o futuro do varejo (com Nelly Rodi, fundadora da agência de tendências homônima); outlets (com Michael Black, diretor de merchandising em varejo do Value Retail); também vão questionar se o consumidor desse segmento está em crise (com Stéphane Truchi, do IFOP, instituto de pesquisa francês); entre outras. Em razão do Ano da França no Brasil houve um aumento de convidados franceses. Para participar, o pacote com os três dias de palestras começa em R$ 3.450 (individual e à vista). São 400 vagas disponíveis e quem participou da primeira edição tem direito a desconto. Mais informações: http://www.atualuxo.com.br/

Maíra Goldschmidt

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